Search
Degradê com CSS

Lacen-RJ amplia capacidade e pode realizar 20 mil exames de dengue por mês em 2025

Laboratório estadual possui selo de qualidade do Ministério da Saúde e reforça combate à doença
Lacen-RJ está preparado para realizar até 20 mil exames de dengue por mês em 2025, reforçando o combate às arboviroses no RJ / foto divulgação
Lacen-RJ está preparado para realizar até 20 mil exames de dengue por mês em 2025, reforçando o combate às arboviroses no RJ / foto divulgação

Com capacidade para realizar até 20 mil exames de dengue por mês, o Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ) está preparado para atender à alta demanda prevista para 2025. Em 2024, ano de grave epidemia, a unidade analisou 115 mil amostras. Atualmente, o laboratório realiza exames 24 horas por dia para os 92 municípios fluminenses, oferecendo análises de biologia molecular (RT-PCR) e sorologia, com diagnóstico liberado em até três dias.

No ano passado, o Estado do Rio de Janeiro registrou 302.824 casos prováveis de dengue, com 229 óbitos e 9.640 internações. Neste ano, até o momento, são 8.346 casos prováveis da doença, 617 casos de chikungunya, 461 casos de oropouche e nenhum caso de zika.

Monitoramento ampliado

Desde abril de 2024, o Lacen-RJ ampliou o monitoramento de arboviroses ao incluir análises para os vírus mayaro e oropouche, fortalecendo a vigilância epidemiológica no estado. Foram realizadas 9.168 análises para mayaro e 10.151 para oropouche no ano passado. Os sorotipos predominantes da dengue no estado são o tipo 1 e 2, mas dois casos isolados do sorotipo 3 foram identificados em Paraty e Maricá em 2024, exigindo atenção especial da vigilância epidemiológica.

A secretária estadual de Saúde, Claudia Mello, destaca que o laboratório dispõe de tecnologia avançada e profissionais capacitados para garantir agilidade e precisão nos resultados.

“Nosso corpo técnico é altamente qualificado, formado por biólogos, farmacêuticos, biomédicos e técnicos de laboratório. Com a modernização tecnológica iniciada em 2021, conseguimos ampliar nossa capacidade semanal de testes de 1,5 mil para até 7 mil”, afirma a secretária.

O exame molecular (RT-PCR) detecta o vírus na fase aguda da doença, até cinco dias após o início dos sintomas. Já os testes sorológicos detectam anticorpos a partir do sexto dia.

Combate aos vetores

Em funcionamento desde 2022, o Laboratório de Pesquisa em Antropozoonoses do Lacen-RJ realiza identificação de insetos, moluscos e capacita equipes municipais para combater os vetores responsáveis pela transmissão das arboviroses. Em 2024, o setor realizou 4.543 análises de larvas, 295 análises de insetos alados, 459 flebotomíneos e 921 carrapatos, qualificando agentes de endemias em 20 municípios fluminenses.

A diretora-geral do Lacen-RJ, Andréa Cony Cavalcanti, reforça que o laboratório é referência nacional, classificado como padrão-ouro pelo Ministério da Saúde, devido ao alto grau de confiabilidade e rapidez na liberação dos exames.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!