Search
Degradê com CSS

Justiça revoga prisão de professor investigado por abuso em Búzios; Ministério Público recomendou liberdade com medidas cautelares

Decisão foi tomada com base em manifestação do MP, que entendeu que medidas alternativas são suficientes para a continuidade das investigações; professor segue como investigado
Lucas Cavalcanti dos Santos foi recebido por amigos e familiares. 

Foto: reprodução / rede social
Lucas Cavalcanti dos Santos foi recebido por amigos e familiares. Foto: reprodução / rede social

A Justiça do Rio de Janeiro revogou a prisão temporária do professor Lucas Cavalcanti dos Santos, de 23 anos, investigado por supostos crimes de abuso sexual contra quatro crianças em uma escola municipal de Búzios. A decisão foi fundamentada em parecer do Ministério Público, que considerou a aplicação de medidas cautelares adequada para garantir a continuidade das investigações, sem necessidade de manutenção da prisão.

A revogação foi expedida no final da tarde de sexta-feira (1). Lucas foi recebido por uma multidão de familiares, amigos e apoiadores, em clima de comoção. A recepção, marcada por orações, cartazes e fogos de artifício, aconteceu horas depois da decisão judicial, e viralizou nas redes sociais locais durante o fim de semana.

Conforme estabelecido pela Justiça, Lucas Cavalcante deve cumprir uma série de medidas cautelares. Entre elas, o comparecimento obrigatório a todos os atos processuais, a proibição de manter qualquer contato com as supostas vítimas e a restrição de acesso a locais previamente determinados pelas autoridades. A decisão também impede que o professor deixe a comarca sem autorização judicial.

O professor segue formalmente como investigado no inquérito. A revogação da prisão não significa absolvição, mas sim a substituição da medida privativa de liberdade por mecanismos que permitam a investigação sem violar garantias constitucionais do investigado.

Sobre o caso

Lucas Cavalcante foi preso preventivamente após denúncias feitas por pais de alunos, que relataram comportamentos suspeitos envolvendo o professor em uma unidade da rede municipal de ensino em Búzios. A detenção ocorreu como medida inicial para preservar a integridade das investigações, especialmente para evitar qualquer tipo de influência sobre testemunhas ou vítimas.

A Secretaria de Educação de Búzios afastou o professor preventivamente de suas funções até a conclusão do processo. Com a decisão judicial o caso entra agora em uma nova fase, Lucas responderá em liberdade, sob monitoramento judicial.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Audiência pública debate aumento da população em situação de rua em Macaé nesta quarta-feira (6)

Enel realiza mutirão com 1.500 podas em Búzios para prevenir quedas de energia

Prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho, se posiciona sobre prisão de Bolsonaro, enquanto prefeitos da Região dos Lagos e Baixada Litorânea mantêm silêncio

Capela de São João Batista é iluminada em Campanha Agosto Lilás

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!