Pular para o conteúdo
Search

Justiça Eleitoral de Rio das Ostras suspende página em rede social

O primeiro desdobramento do inquérito das fake news que se desenrola na Câmara de Rio das Ostras aconteceu nesta segunda-feira (10). A Justiça Eleitoral emitiu uma decisão liminar determinando que uma página supostamente disseminadora de conteúdo falso no Facebook fosse suspendida, juntamente com o perfil anônimo do administrador.

A página denominada como “Oposição Deprimida” também é alvo da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática do Rio de Janeiro e da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara, uma das partes no processo que culminou na liminar.

Foto principal da página suspendida

Também foi decidido que a empresa ‘Facebook Serviços On Line do Brasil LTDA’ fornecesse à Justiça todos os dados cadastrais do responsável pelo perfil e os endereços IP’s dos computadores utilizados para acessar o perfil nos últimos seis meses.

A decisão foi tomada pela juíza da 184ª Zona Eleitoral de Rio das Ostras, Anna Karina Guimaraes Francisconi, nos autos do processo nº 0600102-68.2020.6.19.0184.

A decisão da juíza também se refere a uma pesquisa eleitoral difundida pela internet há algumas semanas. De acordo com a decisão pesquisas eletrônicas sem registro não tem validade e são “uma das ferramentas mais usadas para a obtenção do “voto útil”” e para a “a criação da expectativa de vitória de determinados candidatos”.

O documento também afirma que não há registro da pesquisa indicada na inicial” o que evidencia “a existência de fraude em seu resultado e de vícios na colheita da manifestação de vontade do eleitorado local”.

Pesquisa foi disseminada por WhatsApp e pelas redes sociais.

A pesquisa foi difundida pelas redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas há cerca de três semanas. Na época, a pesquisa realizada uma ‘amostragem’ de pré-candidatos a vereadores e prefeitos. De acordo com a página da pesquisa fraudulenta a empresa responsável pela análise de dados é denominada ‘Tracker Intelisense”.

Críticas a decisão da Justiça

A liminar recebeu algumas críticas nas redes sociais depois que a página mencionada saiu do ar.  A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio das Ostras, Aurora Siqueira, comentou em uma publicação em seu perfil pessoal no Facebook que “os donos das maiores fake news desse município pararam para destruir uma página. Anônima, sim. Mas que teve muitas verdades.”

Faça o download abaixo da cópia da decisão do Tribunal Regional Eleitoral.
https://prensadebabel.com.br/index.php/2020/08/01/inquerito-das-fake-news-investiga-quadrilha-digital-em-rio-das-ostras/

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.