A Justiça determinou a posse parcial do prédio da Ferlagos, no Jardim Flamboyant, em Cabo Frio, para instalação do novo campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Por unanimidade, a 11ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça (TJ-RJ) decidiu, nesta quinta-feira (16), que a universidade poderá fazer uso do prédio localizado ao lado do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro (HUHC), para a implantação dos cursos de Medicina, Ciências Ambientais e Geografia.
Com a chamada “imissão de posse”, o caminho fica livre para a Uerj iniciar as atividades acadêmicas no espaço de forma compartilhada com a Ferlagos, neste primeiro momento. Passados 18 meses, a posse do respectivo imóvel será plena e definitiva.
“Essa foi uma grande vitória para a nossa universidade. Assim que for emitida imissão de posse, vamos entrar no campus para começar as obras que vão permitir darmos início aos nossos cursos”, afirmou o reitor da Uerj, Mario Carneiro.
A decisão judicial tem tudo para dar fim a um impasse que dura há mais de um ano, levando ao adiamento do vestibular da instituição para a nova unidade, o que causou a frustração de inúmeros jovens, como mostrou reportagem da Prensa. Na tentativa de solucionar a questão, chegou a ser ventilada a utilização de parte das instalações do Colégio Estadual Miguel Couto, próximo à Praia do Forte.