O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) condenou a nove anos de prisão três homens acusados de tentar implantar uma milícia na Rasa, em Armação dos Búzios. Por denúncia do Ministério Público Estadual (MP-RJ), a juíza titular da 2 Vara Criminal de Cabo Frio, Janaína Pereira Pomposelli determinou a condenação de Bruno Paulo Pereira do Carmo Valle, Thiago Rezende Pimentel Trindade e Cristiano Ribeiro Xavier pela extorsão mediante sequestro de dois traficantes de drogas em outubro do ano passado.
Segundo as investigações, o sequestro ocorreu por descontentamento de Bruno com o aumento da taxa de exploração do serviço clandestino de TV a cabo de R$ 1.500 para R$ 3 mil, por parte do chefe do tráfico das comunidades entre Maria Joaquina e Rasa, Valdinei Quintanilha se Souza, o Macaco. O grupo tentava dominar e explorar financeiramente o território do tráfico.
Presos prevenrivamente desde uma operação da Polícia Militar e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em 23 de setembro do ano passado, o trio responde por extorsão mediante sequestro, associação criminosa, porte de arma de fogo, além de ameaça e constrangimento ilegal.