Liminar garante prestação dos serviços por mais um mês
A Justiça acatou parcialmente o pedido de tutela de urgência da Prefeitura de São Pedro da Aldeia para o impedimento da paralisação das atividades da Auto Viação São Pedro. O anuncio foi feito pelo governo municipal na tarde desta quarta-feira (7), um dia antes do prazo previsto pela empresa de transporte público para deixar de operar na cidade. A Auto Viação Salineira informou que vai manter a prestação dos serviços à população aldeense por mais 30 dias, conforme decisão judicial.
O descumprimento da determinação resultaria no pagamento de multa de R$ 50 mil por dia. Segundo a Prefeitura de São Pedro, a Justiça definiu nova data para tentativa de acordo entre as partes. O encontro está agendado de forma on-line para a próxima semana e será mediado pelo magistrado da 2ª Vara. O governo destacou que trabalha em conjunto com o secretariado e com os representantes do legislativo para definir soluções que viabilizem o transporte aos moradores.
As linhas municipais operadas pela Viação São Pedro são: 501 – Baleia x Base; 502 – São Pedro x Três Vendas; 504 – São Pedro x Alecrim; 505 – São Pedro x Retiro; 508 – São Pedro x Bairro São João; 510 – São Pedro x Balneário; 514 – São Pedro x Rua do Fogo; 516 – São Pedro x Farmácia Velha; 517 – São Pedro x Sergeira; 518 – São Pedro x Sapeatiba Mirim II; 519 – São Pedro x Botafogo (Via S. Mateus); 520 – São Pedro x Jardim Primavera.
Entenda o caso
Em um comunicado nas redes sociais, a Auto Viação Salineira informou, na sexta-feira (2), que o serviço de transporte público prestado pela Viação São Pedro seria interrompido, a partir desta quinta-feira, dia 8 de julho.
A empresa atribuiu a falta de planejamento dos últimos governos do município para a mobilidade urbana da cidade, a concorrência desleal e “o efeito da pandemia Covid-19, que agravou ainda mais a situação da empresa causando uma diminuição drástica no número de passageiros, o que comprometeu seriamente o sistema que possui altos custos”.