O júri nacional do projeto Bandeira Azul aprovou, na manhã desta terça-feira, a certificação para que a Praia do Peró, em Cabo Frio, possa hastear a bandeia – um selo internacional de qualidade – no verão 2018/2019. O júri é formado por representantes do Ministérios do Turismo, do Meio Ambiente, das Cidades e do Serviço de Patrimônio da União. A Praia do Peró será a segunda do estado a ter a Bandeira Azul. A primeira é a Prainha, no Rio.
“O júri tomou a decisão com base no relatório de vistoria feita há um mês na Praia do Peró. É uma excelente notícia para a cidade”, comemorou o coordenador de Meio Ambiente de Cabo Frio, Eduardo Pimenta.
Segundo um dos coordenadores do projeto Bandeira Azul, Carlos Magno, daqui a 20 dias sai o resultado do júri internacional:
“Na etapa internacional, os jurados basicamente confirmam a decisão do júri nacional. Ainda há muito que fazer, mas tudo caminha para que a Bandeira Azul seja hasteada no Peró em dezembro deste ano. É uma conquista de todos, inclusive da comunidade”, disse Magno.
O futuro Secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Mário Flávio Moreira, disse que o futuro prefeito, Adriano Moreno, que toma posse dia 16, assegurou total apoio ao projeto Bandeira Azul:
“Esta notícia da aprovação do júri nacional é extraordinária”, festejou.
A busca pela conquista da Bandeira Azul começou há três anos, quando representantes do movimento Amigos do Peró se reuniram, no Rio, com a coordenadora nacional do Projeto Bandeira Azul, Leana Bernardi. Ela avaliou os 7,2 km da praia, das Conchas ao Pontal, e definiu o trecho urbano, de 1 km, para a candidatura da Bandeira Azul.
O projeto foi levado à prefeitura e contou com o apoio do então Secretário de Meio Ambiente, Jailton Carvalho. Após a primeira vistoria no local, solicitada pela prefeitura de Cabo Frio. A candidatura foi aprovada. Na administração seguinte, foi formada uma comissão para coordenar o projeto. Foram feitas várias ações que culminaram com o Dia dos Mares Limpos, no último sábado, com a participação de milhares de voluntários.
“Bandeira Azul vai qualificar o turismo não somente em Cabo Frio como em toda a Região dos Lagos”, previu Maria Inês Oliveiros, presidente do Convention Bureau de Cabo Frio.