Pular para o conteúdo
Search

Julgamento pode despejar 63 famílias de assentamento em Macaé

Imagem: Clívia Mesquita

Trabalhadores rurais podem ser obrigados a deixar o assentamento Osvaldo de Oliveira. Famílias são produtoras de alimento para a cidade

Nesta quarta-feira (25), uma decisão judicial pode obrigar 63 famílias de Macaé a sair de suas casas. Trata-se do julgamento do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Osvaldo de Oliveira, um assentamento organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).

O local é habitado por famílias, em sua maioria produtores rurais, que há 10 anos contribuem para a economia da cidade. Segundo o desembargador Marcelo Pereira da Silva, o processo de julgamento que pede a reintegração de posse do assentamento tem como argumento a preservação ambiental da área.

Nelson Freitas, que faz parte da direção nacional do MST e é um dos produtores rurais do assentamento, explicou à Prensa que a terra foi desapropriada em 2014, pelo Instituto Nacional da Reforma Agrária (Incra), e desde então as famílias produzem alimentos como, aipim, feijão, milho, batata doce, abóbora, dentre outros. Estes produtos abastassem não apenas as famílias que moram no local, como o município.

“O grande problema é que, se a área for retomada pelo antigo dono, que é uma rádio difusora de Campos, o despejo vai acontecer, e estas 63 famílias vão precisar voltar para a beira da estrada, vão ter procurar um outro canto para ficar acampado, porque não têm para onde ir. Estamos na luta para ainda ter o crédito especial de habitação, do Governo Federal, então se o julgamento for contra a gente, todo um processo será interrompido”, afirma Nelson.

A Prensa procurou a prefeitura de Macaé, mas não obteve nenhuma resposta sobre o caso.

O PDS fica localizado na área do Córrego do Ouro, em Macaé.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.