Os cabo-frienses terão que aguardar mais uns dias para saber se o município de Cabo Frio terá ou não novas eleições para prefeito. O julgamento do atual prefeito, Marquinho Mendes, que estava marcado para essa quinta-feira, 19, foi adiado para a próxima terça-feira, 24.
A decisão pegou até a defesa do prefeito de surpresa, já que ontem à noite, o julgamento estava dentro da pauta do Tribunal Superior Eleitoral, que foi alterada na manhã do então dia do julgamento.
Durante a audiência, será julgado se o atual prefeito estaria inelegível na última eleição municipal, ocorrida em 2016, quando venceu com mais de 44 mil votos.Caso o TSE negue o recurso, Marquinho será afastado e novas eleições serão convocadas no município. Nesse período, Cabo Frio será governada pelo presidente da Câmara, Aquiles Barreto.
Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu que os efeitos da Lei da Ficha Limpa retroagem para casos de políticos condenados antes de sua promulgação, em 2010.
Em 2008, Marquinho Mendes foi condenado por abuso de poder político e econômico por três anos, porém, a Lei da Ficha Limpa prolongou a pena para oito.