Serão disponibilizadas 15 vagas para participar do programa “A Natureza da Educação para o Mangue”, que vai preparar futuros guias turísticos com foco no desenvolvimento sustentável do Mangue de Pedra
Jovens com idades entre 16 a 18 anos, dos Quilombos da Rasa e de Baía Formosa, em Búzios, podem se inscrever no programa de formação de guias de turismo, promovido pela Prolagos. Ao todo serão 15 vagas disponíveis, em que os escolhidos atuarão como guias turísticos na região do Mangue de Pedra, na Rasa.
Os inscritos devem estar cursando ou terem concluído o Ensino Médio. A formação terá 30 horas de duração, divididas em 3 horas por dia, durante duas semanas, de segunda a sexta-feira. As aulas presenciais serão iniciadas em abril, respeitando todas as medidas de segurança para prevenção da Covid-19.
Para composição do programa, o local foi mapeado e está sendo elaborado roteiro de turismo, étnico e histórico, ressaltando as características da região e dos quilombos, tendo como principal atração, o Mangue de Pedra.
“Os alunos irão aprender mais sobre a história da localidade onde vivem e terão acesso a novas oportunidades de trabalho. Esperamos também que eles sejam multiplicadores do conhecimento que vão adquirir”, comenta Francine Melo, coordenadora de Responsabilidade Social.
“A Natureza da Educação para o Mangue” é um dos três subprogramas do projeto Impulso, que será lançado de forma virtual, no dia 23 de março, com foco em ações para o desenvolvimento de pessoas, famílias e comunidades de forma sustentável.
Segundo o presidente da Prolagos, Sérgio Braga, o programa será uma oportunidade de conscientizar e preparar os jovens para o mercado de trabalho.
“Muito além do saneamento, temos o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico das cidades da nossa área de concessão, estimulando a geração de emprego e renda”, afirma.
As inscrições podem ser feitas através do link.