O cabo-friense Davi Mendonça, de 19 anos, foi premiado pelo projeto “Cultura Inclusiva nas Redes”, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Esse é o primeiro edital exclusivo para pessoas com deficiência. Davi está inserido no espectro autista e foi premiado com o projeto, “No Rolê da Criatividade”, que busca ensinar escrita criativa para pessoas com deficiência
Em um discurso que emocionou os participantes, o jovem disse que se sentia honrado e que sempre buscou passar a mensagem de respeito, inclusão e anticapacitismo.
“O curso é para todas as pessoas, mas tem um olhar mais direcionado para pessoas que apresentam algum tipo de deficiência. É uma honra muito grande estar aqui, porque sempre busquei passar a mensagem de respeito, inclusão e anticapacitismo. Lutar por um mundo melhor não é loucura ou utopia, é justiça. Quero que todos os presentes se orgulhem de quem são”, disse Davi.
Na solenidade, o secretário de Cultura de Cabo Frio, Clarêncio Rodrigues, se declarou entusiasmado com a contemplação de Davi Mendonça, e aproveitou a oportunidade para anunciar a realização de uma parceria junto ao jovem cabo-friense.
“Tivemos a honra de ter o Davi Mendonça como Jovem Aprendiz na Secretaria de Cultura. Ele não foi lá pra aprender, foi para ensinar, e me prometeu montar um roteiro de história para teatro de bonecos que nós vamos fazer nesse palco aqui no Rio de Janeiro”, declarou Clarêncio Rodrigues.
Também foram entregues os certificados do edital “Rua Cultural RJ”. A chamada pública é voltada para realização de ambientações urbanas em todo o estado do Rio, através de linguagens artísticas como o grafite, stencil, pintura.