Larissa Schmitt, de 17 anos, lançou na plataforma on-line Wattpad o primeiro livro de ficção de forma gratuita
Larissa Schmitt de Carvalho, moradora de Búzios, lançou no último sábado (24) o primeiro livro de ficção de alta fantasia intitulado “A Floresta Esquecida”, volume um da saga “As Senhoras da Vida”. A jovem, de 17 anos, começou a escrever a obra quando tinha apenas 13 anos de idade. Em entrevista à Prensa, Lala Schmitt, como prefere ser chamada, contou um pouco do processo de escrita da primeira obra.
De acordo com Lala, a inspiração para a história veio de diferentes lugares, por meio de sonhos e fragmentos de ideias que, com o passar dos anos, ela foi moldando no livro presente. A autora afirma que um dos maiores desafios foi desenvolver o romance da história. “Meu objetivo nunca foi criar uma dinâmica que focasse cem por cento em relações românticas, mas foi difícil lembrar-me de incluí-las. Para mim sempre foi mais fácil descrever cenas de ação, lutas e brigas do que qualquer cena com apelo amoroso”, contou a autora.
Perguntada sobre o costume de escrever histórias, a jovem explicou que sempre as criou na cabeça, mas nem todas foram para o papel. “Comecei a escrever de verdade pouco depois de conhecer o universo de Percy Jackson. Já perdi as contas de quantas fanfics já criei em cima dessa história. Depois minhas próprias ideias vieram tomando força e espaço na minha vida”, afirmou.
A FLORESTA ESQUECIDA
O livro conta a história de Gwenniver, uma garota forte, negra e muito determinada a acabar com o regime ditatorial que causou a morte da mãe. Para isso, ela usa uma tecnologia experimental para voltar no tempo até a Era da Magia e impedir a guerra em que a ditadura nasceu. No meio dos perigos do passado, a personagem encontra novos amigos com quem pode contar, além de problemas ainda maiores para serem resolvidos.
Lala explica que o livro aborda diversos temas em meio à toda a fantasia, mas que a obra trata mais sobre o indivíduo do que amizade ou qualquer outro assunto. “Acho que quando se trata de humanidade e sentimentos, existe uma mensagem particular para cada um”, diz ela.
SOBRE LALA SCHMITT
Antes mesmo de iniciar o livro, Lala já escrevia poesias e textos. Atualmente a jovem tem um acervo de mais de 50 textos, todos transformados em áudio e expostos no perfil do Instagram: @lalaschmitt_
Questionada se ela pretende seguir a carreira de autora, ela diz: “Eu não me imagino fazendo nenhuma outra coisa na vida”. Para desenvolver a primeira obra ela contou com a ajuda de amigos e parentes, que contribuíram com ideias e outros detalhes técnicos.
“Um dos amigos mais valiosos que tive nessa jornada foi Vitor Tambelli, o apoio, os conselhos e as correções que apontou foram de grande importância para a minha caminhada e para a minha escrita”, contou.
Lala conta por que escolheu publicar o livro em uma plataforma on-line: “Para falar a verdade eu pensei muito antes de tomar essa decisão. Eu queria muito que o livro fosse acessível para um bom número de pessoas, gratuito ao menos nesse começo, mas seria mentira dizer que esse foi o único fator que me levou à plataforma. Meu sonho é ser publicada por uma editora tradicional e elas não apostam em qualquer um, achei que seria uma boa estratégia angariar visualizações antes de abordar uma delas”, explicou.
O livro “A Floresta Esquecida” pode ser lido gratuitamente na plataforma on-line Wattpad. Para acessar, basta clicar no link.