O ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, foi recebido na noite desta quarta-feira (6) no Teatro Odylo Costa, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), durante o encontro Latino-americano sobre memória, território e identidades, intitulado “Explorando Identidades e Democracia: Cartografias das Culturas”. O evento, que contou com o apoio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), reuniu estudantes, políticos e membros da sociedade civil.
Mujica destacou a importância de uma América Latina antirracista, afirmando: “Nossa causa é para que sejam donos dos seus próprios destinos. Não contamos a história, fazemos parte dela.” Ele reforçou a relevância da juventude na luta pela integração do continente e pela transformação social.
Com 88 anos, o ex-presidente ressaltou que, enquanto estiver são, continuará solicitando que os jovens universitários latino-americanos assumam a responsabilidade de lutar pela integração do continente. Ele enfatizou que essa é uma luta de longo prazo, requerendo mudança cultural.
O evento também contou com a participação da vice-presidente da Colômbia, Francis Márquez, a primeira mulher negra a ocupar esse cargo, que abordou a necessidade de inclusão e defesa dos direitos, especialmente em busca de justiça racial. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e a reitora da Uerj, Cláudia Gonçalves de Lima, também participaram, discutindo temas como cotas raciais e democracia.
O presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, que marcou presença no evento, ressaltou a importância de apoiar iniciativas culturais e destacou o papel fundamental do evento para promover cultura, história e esperança.
O encontro ocorreu entre de segunda (4) a quinta-feira (7) apresentando mesas de debates, mostra de cinema e atividades culturais.