Pular para o conteúdo
Search

José Bonifácio participa da live da Prensa e fala sobre projetos para área da educação em Cabo Frio

Chefe do executivo transformar o Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, em Tamoios, em área de pesquisa e visitação. Foto reprodução internet

Prefeito do município cabo-friense foi o convidado da entrevista semanal no portal

A Prensa retomou as lives semanais e o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, foi o entrevistado desta quarta-feira (16). O tema foi educação e o chefe do executivo falou de alguns projetos para o município, como a parceria recente para implantação da escola de extensão da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), na Fazenda Campos Novos; o início do ano letivo de 2022 com aulas 100% presenciais, após o Carnaval; a preocupação com a evasão escolar; e o possóvil encerramento de turmas da Escola Municipal Américo Vespúcio, no Parque Burle.

Durante a entrevista, o prefeito explicou que o letivo de 2022 em Cabo Frio começou na segunda-feira (14) no formato híbrido para adaptação e que, a partir do dia 7 de março, será totalmente presencial; reforçou a importância da vacinação infantil, principalmente nesse momento em que as crianças voltam para sala de aula e passam a ter contato com colegas, professores e servidores depois de quase dois anos.  

O chefe do executivo destacou a preocupação com a evasão escolar que é um problema nesse período de retomada.  Disse que a Educação fornece o cartão de passagem no ônibus regular para facilitar o trajeto dos alunos que moram longe das unidades de ensino no primeiro distrito, e que no segundo distrito os estudantes têm ônibus de uma empresa contratada.   Atualmente, são quase 30 mil alunos matriculados em 90 escolas municipais, da educação infantil até o ensino médio.

Sobre a possibilidade de construção de novas creches, o prefeito disse que tem planejamento sim, mas que antes precisa terminar as obras inacabadas, iniciadas com recurso do governo federal, e que, se não forem concluídas, o município precisa devolver a verba. Então, nesse momento, o foco dele tem sido essas obras que incluem restaurante popular, Cras do Jardim Esperança, posto de saúde da Reserva do Peró, entre outras.

Há parcerias para ensino superior por meio da assinatura do termo de cooperação com a Uenf, que será na Fazenda Campos Novos.  O prédio todo será restaurado com verba da própria instituição, liberada recentemente pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A previsão de entrega do prédio é para novembro, no mês de aniversário dos 407 anos da fundação de Cabo Frio. O local passará a contar com um museu científico e uma escola de extensão da universidade.

Outra parceria é com o Estado para que o CIEP 150 Professora Amelia Ferreira Dos Santos Gabina, localizado no Manoel Correa, seja municipalizado. A previsão é para que essa iniciativa seja realizada de forma total a partir de 2023. O espaço será utilizado também para atividades extracurriculares e eventos culturais e esportivos e terá acesso de toda a comunidade.  

Outro ponto levantado na entrevista foi sobre a Escola Municipal Américo Vespúcio, que poderá ter turmas encerradas devido à baixa demanda e custo alto de manutenção. Os alunos e servidores poderão ser remanejados para unidades próximas, ou até mesmo a Escola Municipal Professor Edilson Duarte, no Jardim Caiçara. A ocupação do prédio também é algo que está sendo discutida, apesar da estrutura ser boa para abrigar a sede da Secretaria de Educação.

“O Edison Duarte foi construído na nossa gestão passada, é uma escola grande e com projetos incríveis, inclusive está previsto para este ano a criação de uma rádio dentro da escola, com a programação feita pelos próprios alunos. Se os estudantes do Américo Vespúcio forem para lá, estão bem alocados”, disse José Bonifácio.  

O prefeito também quer transformar o Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, em Tamoios, em área de pesquisa e visitação. Segundo José Bonifácio, serão plantadas 20 mil mudas de mata atlântica para recuperar a área degradada. Outro projeto é instalar uma base de apoio da Polícia Florestal, que já tem sede no Dormitório das Garças.

José Bonifácio também destacou que parte da merenda escolar tem sido adquirida dos agricultores de Tamoios. Os estudantes consomem produtos frescos e sem agrotóxicos, e a iniciativa ainda fortalece a agricultura familiar e impulsiona a economia local.

“Estamos avançando em muitos projetos na cidade e queremos avançar mais. Estamos sempre abertos ao diálogo com a comunidade para que seja feito o melhor para Cabo Frio”, finalizou o prefeito.

Assista a live na íntegra clicando aqui.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.