Search
Degradê com CSS

Jornalista Rodrigo Cabral é premiado no Festival de Poesia de Lisboa, em Portugal

Jornalista de Cabo Frio, editor da Sophia Editora, conquistou o 3º lugar em um dos eventos mais tradicionais do mundo
rodrigo cabral

Há sentimentos que, no abismo da saudade, despencam no papel em forma de poema. Assim, a partir de memórias afetivas da infância transformadas em verso, Rodrigo Cabral conquistou o terceiro lugar da 8ª edição do Festival de Poesia de Lisboa (FPL), evento que reúne poetas de língua portuguesa em todo o mundo.

Fundador da Sophia Editora, Rodrigo Cabral cresceu entremeado pela terra do açúcar, Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, onde nasceu, e a do sal, Cabo Frio, onde foi criado desde recém-nascido. Do contraste entre o mar e a planície goitacá, guardou lembranças que acabaram compartilhadas no poema “nascimento dos curumins”, inscrito no festival.

O poema retrata a ambiência familiar do autor na cidade do norte do Rio, conhecida por ser grande produtora de cana-de-açúcar. A relação com o avô materno é o mote dos versos do autor, que costumava ser chamado carinhosamente de “curumim” pelo familiar.

As imagens poéticas geram identificação imediata para quem conhece Campos e seus costumes. Estão presentes a fuligem das épocas de queima da cana, assim como os encontros de família em que se mantém o antigo hábito de comer caranguejo juntando bolinhos de arroz e feijão com as mãos. Casa, neste caso, construída pelas mãos do próprio avô, Waldir da Silva Abreu, que dedicou a vida entre os ofícios de pedreiro, carpinteiro, marceneiro, eletricista, entre outros. Uma versão estendida do poema fará parte de livro que Rodrigo Cabral lançará no ano que vem.

A edição 2023 do concurso, que teve como homenageada a poeta brasileira Adélia Prado, contou com 171 inscritos, selecionando 23 finalistas. Os poemas participantes fazem parte da antologia intitulada A vida é mais tempo alegre do que triste, publicada pela Helvetia Edições. Criado em 2016, o FPL tem como objetivo incentivar a leitura, fomentar a democratização da palavra e valorizar a poesia em língua portuguesa.

Rodrigo Cabral é jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Em Cabo Frio, trabalha como editor do jornal Folha dos Lagos.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios inicia cadastro para agricultores familiares com foco em políticas públicas de apoio ao campo

Espetáculo bilíngue “A BUSCA” promove acessibilidade cultural e reflexão sobre o feminino em Búzios

Escola Dominus promove “Arraiá” aberto ao público em Búzios

Festival Cores chega a Búzios com música, arte, bem-estar e experiências para toda a família

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!