Com o trabalho no jornalismo digital, a Prensa de Babel se esforça em contribuir para a cobertura dos desertos de notícias da Costa do Sol
Conforme o avanço da tecnologia se desenvolve, o jornalismo digital se firma como um dos principais meios de disseminação de informação, tendo cada vez mais alcance de público e cobertura. Porém, mesmo com cada vez mais pessoas tendo acesso aos acontecimentos, um fato ainda é preocupante, os chamados “Desertos de Notícias”.
O termo dá nome aos municípios que não possuem presença de veículos jornalísticos registrados, espalhados por todo o país. Geralmente, os desertos são encontrados em cidades pequenas. Segundo o Atlas da Notícia, portal de mapeamento do jornalismo local no Brasil, cerca de 62,6% das cidades brasileiras são desertos de notícias.
Em um levantamento do Atlas, no estado do Rio de Janeiro, pouco mais de 50% dos 92 municípios já não foram classificados como desertos. Os outros 50% são divididos entre 25% cidades classificadas como quase desertos, ou seja, com pelo menos um ou dois veículos mapeados, e outros 25% ainda aparecem como desertos, onde não foram encontrados veículos. Os dados são referentes ao ano de 2020.
Jornalismo Digital
De acordo com o Atlas do Jornalismo, durante o mapeamento, um dos recortes mostrou que nas maiores cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o segmento on-line adquiriu predominância nos últimos anos. Nesses locais, em média, cerca de dois terços dos veículos já são on-line, o que aumenta a possibilidade de cobertura de cidades consideradas desertos de informações. Em um nível nacional, a pesquisa mostrou que 25,5% do total de veículos encontrados são digitais.
A Prensa de Babel, desde a sua fundação, em 2016, tem apostado exclusivamente no Jornalismo Digital, com a principal cobertura em dez cidades da Costa do Sol, sendo Maricá, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios, Rio das Ostras e Macaé. Além disso, a Prensa também estende o interesse jornalístico em outras cidades do interior do Estado, como Casimiro de Abreu, Carapebus, Quissamã e Campos.
Com o trabalho no meio digital, a Prensa tem contribuído para que pautas que antes tinham pouco interesse, ganhem destaque, levando cobertura jornalística para a baixada litorânea e região norte fluminense, além de contribuir para que os desertos de notícias diminuam.
Fundo Global de Emergência para Jornalismo
Em 2020, a Prensa de Babel contemplada como uma das 5.300 redações ao redor do mundo selecionadas para receber o Fundo Global de Emergência para Jornalismo promovido pelo Google. Com o incentivo, o portal pode investir na equipe e na melhoria de equipamentos.
O programa desempenhou o papel de um auxílio emergencial para veículos de comunicação durante a pandemia do Covid-19. Neste período, a Prensa ainda produziu atualizações sobre a editoria do avanço do novo coronavírus nas cidades de cobertura, traçando paralelos, confrontando dados e apresentando soluções.
“Um município sem jornalismo local, que não possui uma cobertura noticiosa própria, é carente de informações independentes para que sua população possa votar, cobrar os governantes e saber mais sobre serviços, problemas e acontecimentos específicos daquela localidade”, afirma a pesquisa do Atlas da Notícia.
A Prensa segue trabalhando incansavelmente para apurar com precisão e ética as informações veiculadas.