Search
Degradê com CSS
Publicidade

Jornalismo Digital contribui para a cobertura dos desertos de notícias

Imagem: Reprodução | LinkedIn
Imagem: Reprodução | LinkedIn
Publicidade

Com o trabalho no jornalismo digital, a Prensa de Babel se esforça em contribuir para a cobertura dos desertos de notícias da Costa do Sol

Conforme o avanço da tecnologia se desenvolve, o jornalismo digital se firma como um dos principais meios de disseminação de informação, tendo cada vez mais alcance de público e cobertura. Porém, mesmo com cada vez mais pessoas tendo acesso aos acontecimentos, um fato ainda é preocupante, os chamados “Desertos de Notícias”.

O termo dá nome aos municípios que não possuem presença de veículos jornalísticos registrados, espalhados por todo o país. Geralmente, os desertos são encontrados em cidades pequenas. Segundo o Atlas da Notícia, portal de mapeamento do jornalismo local no Brasil, cerca de 62,6% das cidades brasileiras são desertos de notícias.

Em um levantamento do Atlas, no estado do Rio de Janeiro, pouco mais de 50% dos 92 municípios já não foram classificados como desertos. Os outros 50% são divididos entre 25% cidades classificadas como quase desertos, ou seja, com pelo menos um ou dois veículos mapeados, e outros 25% ainda aparecem como desertos, onde não foram encontrados veículos. Os dados são referentes ao ano de 2020.

Imagem: Atlas da Notícia | Reprodução

Jornalismo Digital

De acordo com o Atlas do Jornalismo, durante o mapeamento, um dos recortes mostrou que nas maiores cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o segmento on-line adquiriu predominância nos últimos anos. Nesses locais, em média, cerca de dois terços dos veículos já são on-line, o que aumenta a possibilidade de cobertura de cidades consideradas desertos de informações. Em um nível nacional, a pesquisa mostrou que 25,5% do total de veículos encontrados são digitais.

A Prensa de Babel, desde a sua fundação, em 2016, tem apostado exclusivamente no Jornalismo Digital, com a principal cobertura em dez cidades da Costa do Sol, sendo Maricá, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios, Rio das Ostras e Macaé. Além disso, a Prensa também estende o interesse jornalístico em outras cidades do interior do Estado, como Casimiro de Abreu, Carapebus, Quissamã e Campos.

Com o trabalho no meio digital, a Prensa tem contribuído para que pautas que antes tinham pouco interesse, ganhem destaque, levando cobertura jornalística para a baixada litorânea e região norte fluminense, além de contribuir para que os desertos de notícias diminuam.

Fundo Global de Emergência para Jornalismo

Em 2020, a Prensa de Babel contemplada como uma das 5.300 redações ao redor do mundo selecionadas para receber o Fundo Global de Emergência para Jornalismo promovido pelo Google. Com o incentivo, o portal pode investir na equipe e na melhoria de equipamentos.

Imagem: Prensa de Babel

O programa desempenhou o papel de um auxílio emergencial para veículos de comunicação durante a pandemia do Covid-19. Neste período, a Prensa ainda produziu atualizações sobre a editoria do avanço do novo coronavírus nas cidades de cobertura, traçando paralelos, confrontando dados e apresentando soluções.

“Um município sem jornalismo local, que não possui uma cobertura noticiosa própria, é carente de informações independentes para que sua população possa votar, cobrar os governantes e saber mais sobre serviços, problemas e acontecimentos específicos daquela localidade”, afirma a pesquisa do Atlas da Notícia.

A Prensa segue trabalhando incansavelmente para apurar com precisão e ética as informações veiculadas.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Arraial do Cabo sedia 10ª edição da WTR com recorde de inscritos e ações de sustentabilidade

Prefeito se reúne com Estado e cobra início de obras em bairros de Búzios

Instalação sensorial alerta para a violência infantil em Tamoios no distrito de Cabo Frio

Búzios sedia lançamento do Programa Novas Rotas, da Embratur, voltado à internacionalização do turismo na Costa do Sol

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Publicidade
Publicidade