Pular para o conteúdo
Search

Jornalismo Digital contribui para a cobertura dos desertos de notícias

Imagem: Reprodução | LinkedIn

Com o trabalho no jornalismo digital, a Prensa de Babel se esforça em contribuir para a cobertura dos desertos de notícias da Costa do Sol

Conforme o avanço da tecnologia se desenvolve, o jornalismo digital se firma como um dos principais meios de disseminação de informação, tendo cada vez mais alcance de público e cobertura. Porém, mesmo com cada vez mais pessoas tendo acesso aos acontecimentos, um fato ainda é preocupante, os chamados “Desertos de Notícias”.

O termo dá nome aos municípios que não possuem presença de veículos jornalísticos registrados, espalhados por todo o país. Geralmente, os desertos são encontrados em cidades pequenas. Segundo o Atlas da Notícia, portal de mapeamento do jornalismo local no Brasil, cerca de 62,6% das cidades brasileiras são desertos de notícias.

Em um levantamento do Atlas, no estado do Rio de Janeiro, pouco mais de 50% dos 92 municípios já não foram classificados como desertos. Os outros 50% são divididos entre 25% cidades classificadas como quase desertos, ou seja, com pelo menos um ou dois veículos mapeados, e outros 25% ainda aparecem como desertos, onde não foram encontrados veículos. Os dados são referentes ao ano de 2020.

Imagem: Atlas da Notícia | Reprodução

Jornalismo Digital

De acordo com o Atlas do Jornalismo, durante o mapeamento, um dos recortes mostrou que nas maiores cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o segmento on-line adquiriu predominância nos últimos anos. Nesses locais, em média, cerca de dois terços dos veículos já são on-line, o que aumenta a possibilidade de cobertura de cidades consideradas desertos de informações. Em um nível nacional, a pesquisa mostrou que 25,5% do total de veículos encontrados são digitais.

A Prensa de Babel, desde a sua fundação, em 2016, tem apostado exclusivamente no Jornalismo Digital, com a principal cobertura em dez cidades da Costa do Sol, sendo Maricá, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios, Rio das Ostras e Macaé. Além disso, a Prensa também estende o interesse jornalístico em outras cidades do interior do Estado, como Casimiro de Abreu, Carapebus, Quissamã e Campos.

Com o trabalho no meio digital, a Prensa tem contribuído para que pautas que antes tinham pouco interesse, ganhem destaque, levando cobertura jornalística para a baixada litorânea e região norte fluminense, além de contribuir para que os desertos de notícias diminuam.

Fundo Global de Emergência para Jornalismo

Em 2020, a Prensa de Babel contemplada como uma das 5.300 redações ao redor do mundo selecionadas para receber o Fundo Global de Emergência para Jornalismo promovido pelo Google. Com o incentivo, o portal pode investir na equipe e na melhoria de equipamentos.

Imagem: Prensa de Babel

O programa desempenhou o papel de um auxílio emergencial para veículos de comunicação durante a pandemia do Covid-19. Neste período, a Prensa ainda produziu atualizações sobre a editoria do avanço do novo coronavírus nas cidades de cobertura, traçando paralelos, confrontando dados e apresentando soluções.

“Um município sem jornalismo local, que não possui uma cobertura noticiosa própria, é carente de informações independentes para que sua população possa votar, cobrar os governantes e saber mais sobre serviços, problemas e acontecimentos específicos daquela localidade”, afirma a pesquisa do Atlas da Notícia.

A Prensa segue trabalhando incansavelmente para apurar com precisão e ética as informações veiculadas.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Procon de Rio das Ostras lança Operação Black Friday para orientar consumidores

Búzios promove semana de ações para impulsionar o empreendedorismo feminino

Amanrasa reforça ações para segurança e preservação na alta temporada em Búzios

FLIC celebra cultura e diversidade em Rio das Ostras com programação gratuita

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.