Menu

Cidades

Jornada do Turismo Fluminense chega à região turística da Serra Verde Imperial

Projeto inédito da secretaria de Estado de Turismo propõe a elaboração de um plano de ações continuadas para o desenvolvimento do turismo fluminense nos próximos anos. Evento contou com a participação de lideranças públicas municipais, estaduais e agentes do desenvolvimento turístico regional
O presidente da TurisRio Sergio Ricardo de Almeida abriu a Jornada do Turismo Fluminense_crédito Leandro Bertholini

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio realizaram nesta quinta-feira (22) a 2a edição da Jornada do Turismo Fluminense – na Serra Verde Imperial. Autoridades, agentes de desenvolvimento do turismo regional e representantes do trade local reuniram-se durante todo o dia, no Parque da Cidade, no município de Cachoeiras de Macacu. O projeto elabora um plano de ações continuadas para o desenvolvimento do turismo fluminense nos próximos anos.

O presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida, representou o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, e abriu o evento ressaltando que a Jornada está pautada nos valores de sustentabilidade, integração e fortalecimento dos atributos regionais singulares dos 92 municípios, que compõem o estado do Rio de Janeiro.

Na ocasião, Sérgio Ricardo destacou as principais ações da pasta já realizadas em 2023 e a importância da discussão de um plano de ação continuada, que fortaleça a política de investimento em marketing e promoção do destino Rio de Janeiro, recursos para as cidades investirem em infraestrutura, políticas públicas de capacitação de mão de obra, além da captação de eventos e congressos.

“A ideia é avançarmos na implementação de medidas de fortalecimento do turismo, buscando de modo inédito a construção participativa dos municípios. É importante destacar o meio ambiente como forte atrativo turístico da região de Serra Verde Imperial e a importância de se melhorar a infraestrutura, contribuindo diretamente para a elevação do PIB do Turismo, nos próximos 10 anos”, frizou Sérgio Ricardo.

O prefeito de Cachoeiras de Macacu, Rafael Miranda, também esteve no evento e falou das potencialidades turísticas de Cachoeiras de Macacu e as particularidades da Serra Verde Imperial como região de forte atração de turistas para o interior do Estado.

“Gostaria de ressaltar a satisfação que é recebê-los aqui nessa Jornada. Um passo fundamental para a gente discutir as diretrizes de políticas públicas para o turismo no nosso Estado. Eu só acredito no Turismo com investimento público e privado de qualidade. A aplicação maciça no treinamento e nas capacitações de como receber os turistas, também é algo para darmos atenção”, sinalizou o prefeito.

Programação

O dia de trabalho começou com a palestra “O planejamento como vetor de integração regional para o turismo do estado do Rio de Janeiro”, com a especialista Ana Cláudia Peixoto, consultora do SEBRAE-RJ. A ministrante apresentou aspectos da Neurociência como elementos de atração e tendências para o Turismo.

Em seguida, o presidente da Fundação Macatur, Paulo Schiavo, fez o pré-lançamento do roteiro “Caminhos do Faraó”, uma nova rota turística a ser trabalhada, nos próximos meses, com foco no segmento de Turismo Rural.

“O Faraó tem uma potencialidade muito forte para a agricultura e com o tempo foi surgindo outras atividades como os produtos artesanais e a agropecuária, que juntos permitem muitas experiências”, ressaltou Paulo.

Continuando a programação, a Setur-RJ apresentou o Plano Estratégico Turismo RJ+10 anos, a Lei Estadual de Turismo e a metodologia que foi elaborada pelos grupos de trabalho (GTs).

A discussão passou por temas como integração, regionalização, captação de recursos, qualificação, infraestrutura, segurança, produtos, roteiros, experiências, além de estratégias de promoção e marketing. Ao final do dia, aconteceram as apresentações das principais ações propostas pelos GTs e a definição dos próximos passos para a elaboração do plano regional.

“A Jornada do Turismo Fluminese chegou a mais uma região de forte potencial e relevância turística. Esperamos que este projeto seja um vetor de desenvolvimento regional”, concluiu Carlos Lidizia, especialista da UFF em Planejamento Estratégico.

A Jornada do Turismo Fluminense conta com as parcerias do SEBRAE, da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ, da Universidade Federal Fluminense (UFF), da UNIRIO, da UFRRJ. 

Confira as próximas datas:

26/06 (segunda-feira) – Caminhos Coloniais – Sapucaia 

05/07 (quarta-feira) – Agulhas Negras – Resende

12/07 (quarta-feira) – Costa Verde – Mangaratiba

19/07 (quarta-feira) – Costa do Sol – Macaé

25/07 (terça-feira) – Baixada Verde – São João de Meriti

02/08 (quarta-feira) – Caminhos da Mata – Silva Jardim 

17/08 (quinta-feira) – Costa Doce – Campos dos Goytacazes

22/08 (terça-feira) – Caminhos da Serra – Trajano de Morais 

31/8 (quinta-feira) – Águas do Noroeste – Itaperuna

12/09 (terça-feira) – Metropolitana – Niterói

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Cinco membros da Loja Maçônica de Búzios foram elevados ao grau de Mestre

Lançada segunda edição em espanhol de “Búzios Espiritualidade” na Feira do Livro de Buenos Aires

Flower no Tawa Beach celebra os anos de 1970 a 1990 com a DJ Help

Moradores de Manguinhos terão 30 dias para conectar-se à rede de esgoto