Pular para o conteúdo
Search
FLORENCE, ITALY - FEBRUARY 09: Gerson of ACF Fiorentina looks on during the Serie A match between ACF Fiorentina and SSC Napoli at Stadio Artemio Franchi on February 09, 2019 in Florence, Italy. (Photo by Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images)

Em 2015 o Fluminense vendou para a Roma um jovem jogador de futebol por R$71 milhões. Agora esse mesmo atleta volta para o futebol carioca, mas vai vestir a camisa do Flamengo. A transferência chama a atenção pelos valores pagos R$ 49,7 milhões.

É a forma como opera o mercado onde o atleta é a mercadoria que precisa circular, pois somente assim produz lucro. A Roma vendeu mais barato que comprou com receio de uma desvalorização ainda maior. O Flamengo aproveitou a oportunidade para, quem sabe, valorizar o atleta e vendê-lo por outra fortuna maior em um futuro próximo. Dirigentes são empresários! Sabem que um título é necessário, pois assim se cala a boca dos torcedores, porém seu objetivo é outro. O jogador valorizado que quando é a mercadoria de uma transação contratual rende lucro para todos os envolvidos.

Pra termos ideia, o PSG pagou 222 milhões de euros ao Barcelona por Neymar. Desse montante, o pai do jogador, por atuar como facilitador da transação, embolsou 38 milhões de euros. Ou seja, muita gente ganha muito dinheiro com o vai e vem de um jogador. E isso não está sendo diferente com Gerson.

O jogo é fazer o atleta circular fora do campo. A fórmula é dinheiro-jogador/mercadoria-dinheiro. Por isso, clubes grandes costumam emprestar jóias que ainda não brilharam para agremiações menores. Tem interesse que ele ganhe rodagem e melhore o futebol? Claro. Entretanto o grande objetivo é fazê-lo entrar na ciranda do jogador/mercadoria que dança mesmo é fora de campo, a música da caixa registradora.

*Rafael Alvarenga é apaixonado por esportes

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.