Search
Degradê com CSS

Joãozinho cede pressão e aceita ser vice de Rafael Aguiar para a suplementar em Búzios

Pré-candidato, que era visto como figura preparada pela comunidade, perde sua oportunidade e surpreende ao aderir à indicação do Governador Claudio Castro
Na queda de braço ou aperto de mão prevaleceu a decisão de Castro - foto divulgação governo RJ
Na queda de braço ou aperto de mão prevaleceu a decisão de Castro - foto divulgação governo RJ

No último sábado (16), durante a convenção do PRD em Búzios, João Carrilho, o Joãozinho, que havia declarado ser pré-candidato a prefeito, anunciou sua decisão de se unir ao prefeito interino Rafael Aguiar para as eleições suplementares em 28 de Abril. A mudança de rumo, que surpreendeu parte significativa da comunidade, veio após um pedido direto do Governador Claudio Castro e seus aliados. Castro expressou seu desejo na convenção do PL, que aconteceu na sexta-feira (15), na presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, do senador Flávio Bolsonaro e de Altineu Cortes, presidente estadual do Partido Liberal, todos endossando a candidatura de Aguiar. Diante disso, Joãozinho é apenas pré-candidato a vice-prefeito.

O mais preparado frustrou eleitores

Joãzinho, conhecido por sua trajetória política e ocupação de cargos relevantes no estado, como Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia e Inovação, além de presidir importantes instituições como a Rede Faetec e a Fundação Cecierj, vinha sendo considerado por parte significativa da comunidade como o único verdadeiramente preparado para assumir a prefeitura.

Entretanto, a pressão política falou mais alto e Joãzinho optou por se alinhar ao projeto liderado por Aguiar, em um movimento que frustrou as expectativas daqueles que depositavam nele suas esperanças de renovação política na região. A decisão foi tomada em um evento no Espaço Verlande, em frente ao bairro planejado Aretê.

Desafios e controvérsias na disputa eleitoral de Búzios

A união entre Joãozinho e Aguiar visa, segundo os envolvidos, superar a atual crise e instabilidade política enfrentada por Búzios, decorrente do afastamento do prefeito Alexandre Martins e do seu vice, Miguel Pereira. Agora, a chapa formada por Joãozinho e Aguiar enfrentará Leandro de Búzios, eleito pré-candidato e prefeito pelo Solidariedade neste domingo (17).  No entanto, a pré-candidatura de Aguiar enfrenta questionamentos legais, uma vez que ele não fez a troca de partido em tempo hábil de acordo com as regras eleitorais. O presidente do Republicanos em Búzios, o prefeito afastado Alexandre Martins, considerou a candidatura de Aguiar como “fake” em declaração recente à Prensa. E disse mais: “No momento há apenas uma candidatura verdadeira em Búzios, a de Leandro, a outra é fake”. Alexandre, no entanto, ainda em contato com a Prensa, se esquivou de confirmar o lançamento de sua esposa, Daniele Martins. A convenção do Republicanos, onde haverá mais informações sobre a decisão de Martins, está marcada para este domingo, as 18h.

Acompanhe a cobertura politica de Búzios pela Prensa

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Tricampeão Mundial de Longboard representa Búzios no REMA WSL Saquarema Surf Festival

Macaé publica primeira convocação do concurso público de 2024 com 100 novos chamados

Búzios tem 83% de ocupação hoteleira para Semana Santa e expectativa é de alta até o feriado

São Pedro realiza 1ª Feira Afro e Indígena com arte, ancestralidade e debate público

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!