Uma jiboia de aproximadamente 2,5 metros e quase 8kg foi encontrada no quintal de uma residência no bairro Ferradura, em Búzios, nesta quarta-feira (27). A Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da Guarda Municipal Ambiental, foi acionada após denúncia recebida pelo 153 da Guarda Municipal. A jiboia estava em uma árvore robusta e foi capturada pelos agentes da Guarda Ambiental.
Era um anfíbio adulto em um estado de saúde pleno, por isso não necessitou de levar para o veterinário. O animal foi examinado por um biólogo para verificar se havia algum parasita e logo em seguida foi liberado para a natureza.
A jiboia é uma serpente que pertence à família Boidae, na qual estão as maiores espécies de serpentes não peçonhentas. Ela pode ser encontrada em quase todos os biomas brasileiros. Elas são animais noturnos que apresentam hábitos terrestres e semiarborícolas.
Diferentemente do que muitos pensam, a jiboia não é um animal que apresenta presas capazes de inocular veneno. A morte da caça dessa serpente acontece devido à compressão do corpo da vítima e à sua consequente morte por asfixia.
Devido à incapacidade de inoculação de veneno e sua característica dócil, essa serpente é frequentemente comercializada como animal de estimação. Vale destacar, no entanto, que esses animais só podem ser vendidos por locais registrados e autorizados pelo Ibama. A compra de animais silvestres sem a devida autorização é considerada crime.