Uma moradora de Búzios fez um inusitado flagrante ao avistar uma cobra jiboia, com mais de três metros de comprimento, nas imediações do Condomínio Flat Caravelas, na Praia das Caravelas, em Búzios. A área, situada no coração da Área de Preservação Ambiental (APA) do Pau Brasil e se destaca pela vasta biodiversidade.
As jiboias não são peçonhentas e encontram-se no habitat natural A abundância de recursos alimentares as torna pouco provável de risco de ataques a animais domésticos. No entanto, a orientação é deixar a cobra quieta, pois em breve seguirá seu caminho natural.
“Aqui é o ambiente dela, nós somos os invasores. Como não há risco iminente, poderíamos deixá-la seguir seu caminho”, afirma a moradora que fez a descoberta.
Em casos de aproximação ou entrada na residência, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado para a retirada e reintrodução da cobra em outra área segura.
Outras espécimes e bichos também podem ser visto na Praia das Caravelas, por isso a Associação de Moradores alerta à população, especialmente aos que possuem animais de estimação e crianças pequenas, para ter atenção ao caminhar pela região, principalmente em vielas e alamedas internas, pois a cobra se camufla entre galhos e troncos de árvores.
A prioridade é a segurança de todos os residentes, e, por isso, aconselha-se evitar qualquer contato direto com o animal. Em caso de encontrar um animal, o cidadão deve entrar em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193 ou 22 2623-9823, com a Fiscalização Ambiental pelo número 22 99955-2292 ou com a administração do condomínio.