Os jardins comestíveis de Maricá, projeto agroecológico da Prefeitura para promover a segurança alimentar, foram destaque na mídia nacional com uma reportagem do SBT, transmitida no sábado (02). A matéria abordou a reunião da Cúpula do G20 sobre combate à fome, que ocorrerá de 14 a 19 de novembro no Rio de Janeiro, e citou Maricá como exemplo de cidade com ações sustentáveis e inovadoras em segurança alimentar.
Desde 2020, o município produz mensalmente 200 kg de alimentos livres de agrotóxicos nas oito unidades agroecológicas: duas praças (Araçatiba e Flamengo), cinco hortas urbanas (Parque Nanci, Guaratiba, Bambuí, Itapeba e São José do Imbassaí) e a Fazenda Pública Joaquin Piñero, no Espraiado. Esses espaços oferecem legumes, verduras e frutas, beneficiando a comunidade local.
Baldinho do Bem incentiva compostagem e sustentabilidade
Outro destaque na reportagem foi o projeto Baldinho do Bem, que mobiliza 1.200 voluntários na doação de resíduos orgânicos, como cascas de frutas, legumes e café, para a produção de adubo orgânico nas hortas e praças de Maricá. Em troca, os voluntários recebem colheitas da praça de Araçatiba e sementes para plantio. Nos quase dois anos de atividade, o Baldinho do Bem arrecadou 17,5 toneladas de resíduos, transformados em adubo que fortalece o projeto de hortas urbanas e promove um ciclo de sustentabilidade.
Essa iniciativa reforça o compromisso de Maricá com o meio ambiente e a segurança alimentar, servindo como modelo para outras cidades e fortalecendo a economia local através da produção de alimentos orgânicos.