Cientista reconhecido mundialmente é precursor dos estudos na mata atlântica na península
O cientista letão Janis Arnolds Roze agora é Cidadão Buziano. O pesquisador e ativista ambiental recebeu o Título Honorífico da Câmara de Vereadores de Búzios pelo trabalho como precursor dos estudos na mata atlântica do balneário. A honraria concedida às pessoas não nascidas no município e que prestaram serviços notórios à cidade ou que possuem ligação direta foi concedida durante a solenidade de aniversário de 26 anos político-administrativo do município, na sexta-feira (12) no Centro de Convenções do Hotel Atlântico. Na ocasião, ele comentou um pouco sobre a trajetória no balneário.
Janis também participou de um momento simbólico no Espaço Cultural Zanine, com palestra para os estudantes da rede pública e convidados, além do plantio de mudas de árvores.
“O futuro de Búzios é verde”, esta foi a fala que Janis Roze fez ao plantar a muda de pau-brasil em frente ao Espaço Zanine. Para Janis a árvore é um marco, no qual, foi plantado o futuro do município. A muda em breve vai receber uma placa com nome de Janis e a frase para marcar o momento.
As próximas atividades do pesquisador serão: uma palestra e meditação no Centro de Meditação Búzios Espiritualidade, na Praia das Caravelas, na quarta-feira (18), às 18h. As vagas são limitadas com agendamento pelo WhatsApp (22) 9.9836-2330. E no sábado (20), haverá apresentação do livro “Búzios Pau Brasil”, que foi o resultado dos estudos de Janis e Amanda Bernal na Floresta Caravelas, em Búzios. O evento será realizado no Gran Cine Bardot, na Travessa do Pescadores, às 18h.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.