Os deputados estaduais Janio Mendes (PDT) e André Corrêa (PMDB) estarão nesta sexta-feira (06), às 11h30, na Câmara de Vereadores de Arraial do Cabo. O objetivo da reunião é apresentar aos vereadores e a população o estudo de nova delimitação da Unidade de Conservação do Parque Estadual da Costa do Sol .
Um projeto de lei (nº 1.546/2016), de autoria do deputado Janio Mendes (PDT), prevê retirar a área do distrito de Monte Alto, em Arraial do Cabo, dos limites do Parque Estadual da Costa do Sol.
A localidade, que fica a cerca de 10 Km do centro de Arraial, é alvo de frequentes ações de fiscalização da Prefeitura e do Instituto Estadual do Ambiente por causa das invasões à unidade de conservação ambiental.
Apesar do esforço das autoridades, o avanço das construções sobre a área de preservação ambiental é crescente, o que aliado à ausência dos serviços públicos básicos como água e saneamento tem contribuído para degradar o ecossistema. Situação que o parlamentar acredita que com a nova delimitação irá acabar.
O Parque
Com cerca de um milhão de metros quadrados, o Parque Estadual da Costa do Sol (PECS) completou quatro anos no ano passado sem que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) tenha executado os projetos que levaram à criação da unidade de conservação. Único parque segmentado do Estado do Rio, o PECS é um gigante que protege ecossistemas de seis municípios da Região dos Lagos: Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios. Com a crise financeira do estado parques estão ameaçados, o Costa do Sol está com suas verbas bloqueadas.
https://prensadebabel.com.br/index.php/2017/03/31/justica-de-buzios-contra-invasoes-no-entorno-do-mangue-de-pedras/