A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) lança o livro “Cultura É Poder” na Livraria da Travessa de Ipanema, no Rio de Janeiro. A atividade acontece na segunda-feira (2), às 18h. O evento contará com a presença confirmada da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e promete movimentar o cenário cultural e político da cidade. Na obra, Jandira reúne décadas de atuação legislativa e de gestão pública para construir uma análise abrangente sobre o papel da cultura brasileira.
O livro é também um manifesto por um país mais justo / foto divulgação
Para ela, que foi ex-secretária municipal da pasta, a cultura deve ser entendida como um instrumento fundamental na luta pela justiça social, pela identidade nacional e pelo desenvolvimento. “Cultura É Poder” propõe uma leitura profunda sobre como o setor cultural pode — e deve — ser um motor de emancipação social e fortalecimento econômico. Com uma abordagem que articula a perspectiva antropológica com a política, a autora revisita o processo de formação cultural do Brasil, marcado por opressões históricas e apagamentos.
A parlamentar destaca como políticas culturais, quando geridas de forma democrática e inclusiva, têm potencial de transformar realidades, gerar emprego, preservar memórias e ampliar o acesso à cidadania. O livro é também um manifesto por um país mais justo, onde a diversidade cultural seja reconhecida como valor central e estratégico”, afirma a jornalista Hilde Angel, que endossa a importância da obra: “Ninguém mais qualificada e experiente do que Jandira para afirmar que cultura é poder”.