Search
Degradê com CSS

Judoca macaense Israel Viana celebra conquistas internacionais e planeja ciclo olímpico

Atleta de 26 anos é beneficiário do Bolsa Atleta e mantém centro de treinamento que atende crianças, jovens e adultos em Macaé
Judoca macaense Israel Viana é vice-campeão mundial militar, mantém centro de treinamento e planeja ciclo olímpico / divulgação
Judoca macaense Israel Viana é vice-campeão mundial militar, mantém centro de treinamento e planeja ciclo olímpico / divulgação

Aos 26 anos, o lutador macaense Israel Viana Ferreira soma mais de duas décadas de dedicação às artes marciais e resultados expressivos em competições no Brasil e no exterior. Beneficiário do programa Bolsa Atleta, ele se destaca como um dos nomes mais promissores do judô nacional e amplia sua trajetória também em outras modalidades.

Formado no judô desde a infância, Israel foi campeão brasileiro e sul-americano, integrou a Seleção Brasileira e recebeu quatro vezes o título de melhor atleta do Estado do Rio de Janeiro. Em 2025, alcançou o maior resultado da carreira até agora: o vice-campeonato Mundial Militar de Judô, disputado no Alabama (EUA). “Lutei no segundo maior evento esportivo do mundo depois das Olimpíadas e a bandeira de Macaé estava lá, do outro lado do continente”, afirmou.

Além do judô, conquistou o Mundial de Karatê Kyokushin e o vice-campeonato mundial de Jiu-Jitsu. O próximo objetivo é se preparar para um novo ciclo olímpico, em busca de vaga nos Jogos.

Formação de novas gerações

Fora das competições, Israel administra o Centro de Treinamento Israel Viana, localizado na Rua Opala, 75, Praia Campista. O espaço oferece aulas de diversas artes marciais, como judô, jiu-jitsu, boxe, karatê kyokushin, esgrima olímpica, ninjutsu, sambo, MMA, lethwei e krav maga. O trabalho inclui turmas infantis e projetos voltados para crianças atípicas, com diagnósticos como TEA, TOD e TOC.

“Trabalho com homens e mulheres dos três aos 70 anos. Quero devolver ao esporte o que ele me deu, sendo referência para as novas gerações”, explica o atleta.

O programa Bolsa Atleta

O Bolsa Atleta de Macaé contempla atualmente 749 praticantes de diversas modalidades esportivas. As bolsas variam entre R$ 500 e R$ 1.500, distribuídas em categorias que vão de individual-coletiva A a D. Segundo Israel, o apoio é fundamental para custear passagens, inscrições em campeonatos e a compra de equipamentos.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Bar do Zeca Pagodinho lança nova carta de drinks em todas as unidades

Ocupação no setor de serviços cresce no Rio e chega a 1,4 milhão de pessoas

Macaé inicia operação de remoção de fios soltos em ruas e calçadas

Governo Federal vai comprar açaí, frutas e pescados de produtores afetados por tarifas dos EUA

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!