Relatório analisa dados de violência contra mulheres, calculando o número de vítimas tendo como base 100 mil habitantes
O novo Dossiê Mulher, documento elaborado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) aponta 490 casos de violência contra a mulher, por lesão corporal dolosa, em Cabo Frio. Os dados são referentes ao ano de 2019.
O relatório analisa dados de violência contra mulheres, comparando os números de vítimas registrados no ano anterior.
De acordo com o Instituto, no município, ocorreram 521 casos de violência física e 118 de violência sexual. Já em casos de estupro, o dossiê mostra 87 vítimas. Em situações de violência psicológica, o documento aponta 618 casos, e sobre as vítimas de violência moral, 78 mulheres.
Os dados foram calculados tendo como base 100 mil habitantes.
No mês de agosto, a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) completou 14 anos de criação. A Lei serve como auxílio para famílias em todo o país pois regulamenta mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.
TENHA ACESSO À LEI MARIA DA PENHA AQUI
A determinação configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.
O ISP é uma autarquia vinculada diretamente à vice-governadoria do Estado, que desenvolve metodologias de análise de dados relativos à Segurança Pública.
A Prensa reforça que casos de violência de qualquer tipo, devem ser denunciados. Disque 180 (Disque-Denúncia), 100 (Disque Direitos Humanos), ou 190 (Polícia Militar).