Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS
Frio-ou-Inverno-Aumenta-Risco-de-Infarto-1

 

Por Tathiana Campolina

O inverno começou há uma semana e os cuidados com sua saúde deve aumentar. O frio, principalmente abaixo dos 14 graus aumentar de 30 a 40% o risco de complicações cardíacas e a taxa de infarto agudo do miocárdio pode aumentar até 30% no inverno. Os idosos entre 75 e 84 anos, com doenças coronarianas, são os que mais sofrem nessa época do ano. Os dados são do Instituto Nacional de Cardiologia (INC). Mas como se dá esta relação?

 

o médico Matheus Sigiliano Carneiro, cardiologista da UNICOR Macaé.
o médico Matheus Sigiliano Carneiro, cardiologista da UNICOR Macaé.

“Ao sentirmos frio, nosso corpo tenta produzir calor ao liberar substâncias chamadas catecolaminas que agem fazendo a constrição de vasos sanguíneos e aumentando a pressão arterial. Essas alterações justificam a maior ocorrência de infarto no inverno. Além disso, passamos a comer alimentos mais gordurosos e diminuímos a prática de exercícios físicos”, explicou o médico Matheus Sigiliano Carneiro, cardiologista da UNICOR Macaé.

Segundo o cardiologista, as doenças respiratórias comuns nessa época do ano, como gripes e resfriados, podem sobrecarregar o sistema circulatório e, consequentemente, o cardiovascular. “Nessas situações, as infecções agridem a superfície dos vasos sanguíneos e torna a placa de colesterol mais vulnerável a processos de trombose favorecendo a ocorrência de infarto por oclusão das artérias do coração”, contou o médico. Por isso, pacientes que já possuem doenças cardiovasculares são mais suscetíveis e devem se cuidar para evitarem maiores complicações.

Os sintomas do infarto devem deixar as pessoas em alerta: “Ocorre um grande desconforto causado por uma dor forte sentida no peito e irradiada para a mandíbula, pescoço, ombros e braços, principalmente o esquerdo. Além disso, a pessoa também pode ter uma sensação de desmaio, suor excessivo, náusea, vômitos e falta de ar”, afirmou o médico João Alexandre Farjalla, também cardiologista da UNICOR Macaé.

Quem estiver com alguém apresentando estes sintomas deve, em primeiro lugar, solicitar socorro urgente e tomar os seguintes cuidados: não dar nada para a pessoa ingerir; se a vítima desmaiar, confira se ainda há respiração e pulso, se não tiver, será necessário iniciar massagem cardíaca até o socorro chegar; nunca transporte a pessoa desfalecida; deixe-a em posição confortável, levemente inclinada e afrouxe suas roupas.

A equipe de socorristas deve levar o paciente a uma unidade de urgência para o diagnóstico definitivo. Em caso de infarto, o paciente deverá ser encaminhado para uma clínica cardiológica que possui exames de alta complexidade, como a UNICOR Macaé, junto ao hospital São João Batista.

 

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Campanha de vacinação em Búzios ganha versão Odete Roitman e viraliza nas redes

Segunda fase do Arandu traz 40 novos lotes com acesso exclusivo a infraestrutura do Aretê Búzios

Búzios realiza Dia D de Vacinação neste sábado com ações do Outubro Rosa

Programa de TV da Austrália encerra gravações em Búzios com Puxada de Rede

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]