Search
Degradê com CSS

Internações por síndrome respiratória seguem acima do esperado no RJ, com baixa cobertura vacinal contra gripe

Crianças pequenas e idosos são os mais afetados; vírus sincicial respiratório, Rinovírus e Influenza A predominam nos casos graves
RJ registra alta de internações por SRAG e baixa vacinação contra gripe; crianças e idosos lideram os casos graves / foto divulgação
RJ registra alta de internações por SRAG e baixa vacinação contra gripe; crianças e idosos lideram os casos graves / foto divulgação

O número de internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), excluindo os casos de COVID-19, continua acima do esperado no estado do Rio de Janeiro, segundo o último Panorama SRAG da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ). Entre os dias 22 e 28 de junho (semana epidemiológica 26), o modelo nowcasting estima cerca de 1.008 internações, embora apenas 69 tenham sido notificadas oficialmente até o momento.

O panorama mostra que o avanço da SRAG segue pressionando o sistema de saúde, sobretudo entre crianças de 1 a 5 anos e idosos acima de 70 anos, faixas etárias com maior taxa de ocupação de leitos. Em 2025, o estado já contabilizou 10.691 internações e 762 óbitos por SRAG.

Entre os principais vírus identificados nos exames laboratoriais, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) segue como o mais frequente, embora em tendência de queda. Entre as crianças, também se destaca o Rinovírus, enquanto nos idosos o predomínio recente é da Influenza A, especialmente o subtipo H1N1, que apresentou pico em maio e ainda representa risco. A partir da semana epidemiológica 25, a COVID-19 voltou a crescer entre os casos de internação.

Vacinação contra a gripe segue abaixo da meta

Apesar do agravamento do quadro, a cobertura vacinal no estado permanece baixa. Até 30 de junho, foram aplicadas 2.588.653 doses da vacina contra a gripe, sendo apenas 27,35% do público prioritário alcançado — muito distante da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

As regiões da Baixada Litorânea, Metropolitana I e Baía da Ilha Grande estão entre as que apresentam os piores índices de vacinação. Para tentar ampliar o acesso, a SES vem realizando ações itinerantes com as unidades móveis Caminhão da Saúde e Trailer da Saúde, que já passaram por Magé e Japeri, e seguem para novas cidades:

Calendário das próximas ações móveis:

  • 01 e 02/07 – Praça Nossa Senhora da Conceição – Queimados
  • 03/07 – Praça Garcia, s/n – Centro, Paraíba do Sul
  • 04/07 – Praça José da Motta Vizeu – Werneck, Paraíba do Sul

A SES reforça que a vacinação é gratuita e está disponível em todos os 92 municípios do estado. A imunização é fundamental para evitar agravamentos e óbitos, especialmente entre crianças, idosos e gestantes, que integram o grupo de maior risco.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Navio imperial ressurge em Búzios após mais de 150 anos do naufrágio em Búzios

Defesa Civil de Búzios emite alerta para chuvas e ventos nos próximos dias

Juliana Valadão e Cícero Gomes, primeiros bailarinos do Theatro Municipal, se apresentam nesta sexta (4) em Arraial do Cabo

Búzios avança no cenário audiovisual nacional com presença estratégica no 4º Fórum SPCine

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!