Ação de incentivo à leitura aconteceu na sede do projeto com diversas atividades circenses e debates de trechos da obra
Os jovens, crianças e adultos, participantes do projeto CircoLo Social de Búzios, receberam o livro infanto-juvenil “A Criança Debaixo do Guarda-Chuva”, do jornalista e escritor Victor Viana. A ação de incentivo à leitura aconteceu na sede do projeto em três turnos. As atividades foram divididas entre a aula de arte cênicas, leitura de trechos do livro e debates. A programação foi realizada na quarta-feira (1). Ao todo, 150 pessoas receberam o exemplar diretamente das mãos do autor da obra, que participou das atividades.
Durante o evento, Victor falou sobre as dificuldades e realizações ao escrever o livro, além de ter respondido perguntas dos alunos. O autor participou das discussões e foi desafiado a ler o trecho favorito do livro, assim como os professores do projeto. A programação também contou com momentos de autógrafos.
“A Criança Debaixo do Guarda-Chuva” traz um diferencial na escrita. Através da linguagem neutra, o autor não identifica qual gênero é o personagem do livro para tornar mais fácil a identificação do leitor com a obra. A coordenadora pedagógica do projeto, Marina Makhohl, comentou durante a discussão sobre a importância de todos leem a obra, tanto pelos temas debatidos como pela narrativa.
“Eu acredito que este livro deveria ser lido por todo mundo, é muito importante”, destacou ela.
A ação de democratização da leitura foi possível por meio do patrocínio do Aretê Búzios e do Grupo Buda Beach, além do apoio da Gráfica UP Búzios e da Prefeitura de Búzios, através da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico. Além da doação para o projeto CircoLo Social, 50 livros serão doados ao município, distribuídos na biblioteca e em as salas de leituras das escolas. A Creche Bárbara Wirght também adquiriu 50 exemplares que serão destinados aos jovens atendidos no projeto social de Natal da instituição.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.