Menu

Cidades

Instituto HEINEKEN, Rock in Rio, Favela Filmes e CUFA lançam projeto de capacitação audiovisual para jovens das favelas do Rio de Janeiro

Visando fomentar o consumo responsável durante o maior festival de música e entretenimento do mundo, o valor arrecadado com Heineken 0.0 será destinado ao projeto Cri.Ativos da Favela
Divulgação

Após o sucesso da edição piloto do projeto Cri.Ativos da Favela, projeto lançado em 2023, em São Paulo, no The Town e que visa transformar a vida de jovens por meio da formação na área do audiovisual, o Instituto HEINEKEN em parceria com a marca Heineken, o Rock in Rio, Favela Filmes e a Central Única das Favelas (CUFA) anuncia a ampliação do programa para a cidade do Rio de Janeiro. Dessa vez, na edição que celebra os 40 anos do maior festival de música e entretenimento do mundo, o projeto irá impactar diretamente 120 jovens, o dobro da edição de estreia, oriundos das favelas cariocas. A semelhança do que aconteceu no The Town 2023, e com o objetivo de fomentar o consumo responsável, o valor arrecadado com a venda de Heineken 0.0 ao longo dos sete dias do Rock in Rio será destinado à iniciativa.

Além da ampliação geográfica do projeto e do aumento no número de jovens, a edição desse ano traz também novidades no conteúdo programático. Além de formação em Roteiro e Produção de vídeos, o curso será focado no contexto musical, pontua Vania Guil, gerente executiva do Instituto HEINEKEN. “O Rio de Janeiro é conhecido por sua rica tradição cultural e musical e gêneros como Rap, Trap e Funk emergem nessas favelas, o que dá ainda mais peso para a relevância da música na vida desses jovens. Por isso, queremos fortalecer ainda mais a conexão deles com a sua própria cultura e identidade e fazer com que isso possa gerar oportunidades, preparo profissional e inserção no mercado de trabalho”, afirma.

O curso terá a duração de quatro meses e será dividido em cinco módulos: inteligência artificial aplicada em música, vídeo e fotografia; roteiro e direção de projetos; produção audiovisual e musical; mentorias e vivências práticas; e identidade, cidadania e empreendedorismo. “Focado em gerar transformação social, o projeto incentiva o cenário artístico local com pessoas capacitadas para criar e produzir. Assim como aconteceu em São Paulo, com a primeira turma, os jovens terão a oportunidade de transformar suas vidas e as de seus familiares, tanto dentro quanto fora da favela” diz Preto Zezé, presidente da CUFA Rio.

Durante o curso, os 120 jovens que participarão do Cri.Ativos da Favela vão receber bolsa auxílio e alimentação, acompanhamento psicossocial e acesso aos laboratórios de audiovisual e equipamentos fornecidos pelo programa. Serão três turmas divididas nos períodos matutino, vespertino e noturno. “Estamos muito felizes de ver a parceria que criamos com Heineken e CUFA no The Town se repetir e crescer para o Rio de Janeiro com o Rock in Rio e passando de 60 para 120 jovens capacitados. A união de forças entre empresas privadas e o terceiro setor é fundamental para que possamos fazer o mundo ser melhor para todos com o máximo de agilidade e, sempre que possível, focando em dar ferramentas de fortalecimento, dignidade e independência para os ecossistemas mais fragilizados da sociedade”, diz Roberta Medina, vice-presidente executiva da Rock World.

Tendo feito sua estreia no ano passado, durante o The Town 2023, o Instituto HEINEKEN, o festival The Town e a CUFA formaram 60 jovens das favelas de São Paulo. Com um investimento de R$ 1 milhão feito a partir das vendas de Heineken 0.0 durante o festival, o curso, ministrado pela Favela Filmes, teve jovens de praticamente todas as zonas urbanas da cidade e até de municípios vizinhos, como Guarulhos, Osasco e a região do ABC. Além da experiência teórica, os alunos participaram da produção da série Motoboy SP, da Rede Globo, e produziram um curta-metragem com narrativa própria para o Dia do Grafite.

“Desde da pré até a pós-produção me sinto mais preparado para lidar com qualquer que seja a questão. O conhecimento é aplicado sempre desde assistir um filme e entender o roteiro, entender onde o editor cortou o take, como ele fez, entender o movimento de câmera, iluminação até quando eu vou fotografar um evento e eu consigo saber o que posso extrair da minha câmera, como eu posso captar aquele momento e como eu posso lidar com imprevistos”, diz Yago Adriano, de 23 anos, um dos jovens formados pelo projeto em São Paulo.

Instituto HEINEKEN, Rock in Rio, Favela Filmes e CUFA lançam projeto de capacitação audiovisual para jovens das favelas do Rio de Janeiro

Visando fomentar o consumo responsável durante o maior festival de música e entretenimento do mundo, o valor arrecadado com Heineken 0.0 será destinado ao projeto Cri.Ativos da Favela
Divulgação

Após o sucesso da edição piloto do projeto Cri.Ativos da Favela, projeto lançado em 2023, em São Paulo, no The Town e que visa transformar a vida de jovens por meio da formação na área do audiovisual, o Instituto HEINEKEN em parceria com a marca Heineken, o Rock in Rio, Favela Filmes e a Central Única das Favelas (CUFA) anuncia a ampliação do programa para a cidade do Rio de Janeiro. Dessa vez, na edição que celebra os 40 anos do maior festival de música e entretenimento do mundo, o projeto irá impactar diretamente 120 jovens, o dobro da edição de estreia, oriundos das favelas cariocas. A semelhança do que aconteceu no The Town 2023, e com o objetivo de fomentar o consumo responsável, o valor arrecadado com a venda de Heineken 0.0 ao longo dos sete dias do Rock in Rio será destinado à iniciativa.

Além da ampliação geográfica do projeto e do aumento no número de jovens, a edição desse ano traz também novidades no conteúdo programático. Além de formação em Roteiro e Produção de vídeos, o curso será focado no contexto musical, pontua Vania Guil, gerente executiva do Instituto HEINEKEN. “O Rio de Janeiro é conhecido por sua rica tradição cultural e musical e gêneros como Rap, Trap e Funk emergem nessas favelas, o que dá ainda mais peso para a relevância da música na vida desses jovens. Por isso, queremos fortalecer ainda mais a conexão deles com a sua própria cultura e identidade e fazer com que isso possa gerar oportunidades, preparo profissional e inserção no mercado de trabalho”, afirma.

O curso terá a duração de quatro meses e será dividido em cinco módulos: inteligência artificial aplicada em música, vídeo e fotografia; roteiro e direção de projetos; produção audiovisual e musical; mentorias e vivências práticas; e identidade, cidadania e empreendedorismo. “Focado em gerar transformação social, o projeto incentiva o cenário artístico local com pessoas capacitadas para criar e produzir. Assim como aconteceu em São Paulo, com a primeira turma, os jovens terão a oportunidade de transformar suas vidas e as de seus familiares, tanto dentro quanto fora da favela” diz Preto Zezé, presidente da CUFA Rio.

Durante o curso, os 120 jovens que participarão do Cri.Ativos da Favela vão receber bolsa auxílio e alimentação, acompanhamento psicossocial e acesso aos laboratórios de audiovisual e equipamentos fornecidos pelo programa. Serão três turmas divididas nos períodos matutino, vespertino e noturno. “Estamos muito felizes de ver a parceria que criamos com Heineken e CUFA no The Town se repetir e crescer para o Rio de Janeiro com o Rock in Rio e passando de 60 para 120 jovens capacitados. A união de forças entre empresas privadas e o terceiro setor é fundamental para que possamos fazer o mundo ser melhor para todos com o máximo de agilidade e, sempre que possível, focando em dar ferramentas de fortalecimento, dignidade e independência para os ecossistemas mais fragilizados da sociedade”, diz Roberta Medina, vice-presidente executiva da Rock World.

Tendo feito sua estreia no ano passado, durante o The Town 2023, o Instituto HEINEKEN, o festival The Town e a CUFA formaram 60 jovens das favelas de São Paulo. Com um investimento de R$ 1 milhão feito a partir das vendas de Heineken 0.0 durante o festival, o curso, ministrado pela Favela Filmes, teve jovens de praticamente todas as zonas urbanas da cidade e até de municípios vizinhos, como Guarulhos, Osasco e a região do ABC. Além da experiência teórica, os alunos participaram da produção da série Motoboy SP, da Rede Globo, e produziram um curta-metragem com narrativa própria para o Dia do Grafite.

“Desde da pré até a pós-produção me sinto mais preparado para lidar com qualquer que seja a questão. O conhecimento é aplicado sempre desde assistir um filme e entender o roteiro, entender onde o editor cortou o take, como ele fez, entender o movimento de câmera, iluminação até quando eu vou fotografar um evento e eu consigo saber o que posso extrair da minha câmera, como eu posso captar aquele momento e como eu posso lidar com imprevistos”, diz Yago Adriano, de 23 anos, um dos jovens formados pelo projeto em São Paulo.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Dubai Future Foundation publica relatório especial “Global 50” sobre a juventude antes da Cúpula da ONU

Linea Alimentos lança wafer sem adição de açúcares

Viagem de verão é a preferência de 1 em cada 3 brasileiros

Arena Radical traz diversão para São Paulo

Coluna da Angela
Coluna Clinton Davison

A reprodução parcial deste conteúdo por veículos de comunicação é permitida desde que contenha crédito à Prensa de Babel na abertura do
texto, bem como LINK para o site "www.prensadebabel.com.br"
A supressão da fonte pode implicar em medidas de acordo com a lei de direitos autorais.