Instituto Federal Fluminense de Cabo Frio promove ciclo de palestras online sobre Gastronomia

As aulas serão 100% gratuitas e abertas para estudantes, professores e profissionais da área da gastronomia, assim como demais interessados

PROLAGOS 300_250_pix

Imagina poder ganhar um novo olhar sobre a gastronomia?! É isso que propõe o projeto Caminhos da Gastronomia, criado e coordenado pelo professor-pesquisador (e cozinheiro) Gustavo Guterman. Essa iniciativa é do Instituto Federal Fluminense e é 100% gratuita e aberta para estudantes, professores e profissionais da área da gastronomia, assim como demais interessados.

Serão 15 palestras ministradas por cozinheiros e professores de diversas regiões do Brasil e Portugal. O que promove um conteúdo variado, com toques de cada região e país.

As aulas acontecerão a partir do dia 17 de julho, e irão se estender até 16 de outubro. O conteúdo pode ser acompanhado pelo canal no Youtube “iffetuveoficial”.

Em entrevista à Prensa, o professor Gustavo relatou que este projeto foi uma estratégia para manter e incentivar o interesse dos alunos pelo aprendizado, mesmo em meio a pandemia.

Segundo o professor, o conteúdo do ciclo é baseado na grade curricular do curso de Gastronomia que a unidade oferece. “Tentei pensar em temas e profissionais para poder fazer com que ao final, o aluno tenha conhecimento suficiente para que, ao voltar as aulas, ele consiga correlacionar o que aprendeu nas palestras com a matéria que irá seguir. E obviamente, o ciclo serve também para aqueles que nunca tiveram a experiência de estar na sala de aula, para entenderem o quão rico é o conhecimento, e o tamanho da interface que ele tem com a construção de uma sociedade mais justa”.

O Professor ainda ressalta que as palestras não tem intenção de ensinar a cozinhar, e sim trazer um novo olhar para a gastronomia, como uma ferramenta social, cultural, ambiental e econômica. O que oferece a possibilidade de conceber uma sociedade mais justa, entendendo o que as pessoas de diferentes lugares comem, como comem, e refletindo sobre quem produz sua comida.

O ciclo terá a possibilidade de certificação do Instituto Federal, mediante a inscrição feita através do link: https://eventos.iff.edu.br/caminhosdagastronomia , e o preenchimento de um formulário que será disponibilizado no dia de cada palestra.

Confira abaixo a grade completa da programação:

Comentários