As obras de revitalização do Centro de Búzios completaram um mês nesta quinta-feira (22), sob o olhar atento de instituições de controle social da sociedade civil. Nesta semana, arquitetos e urbanistas acompanharam o prefeito Alexandre Martins em uma visita às ruas que estão sofrendo as intervenções feitas pela equipe da Secretaria de Obras e Projetos.
A presidenta do núcleo buziano do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Kátia Pirá, destacou para a reportagem da Prensa que a entidade faz parte de um grupo com outras instituições da sociedade civil que fez uma série de sugestões para a Prefeitura, parte de um documento entre ao prefeito. Ela afirmou que os trabalhos seguem da forma esperada, mas dividiu a responsabilidade pelos apontamentos com outras instituições.
“Os profissionais que fizeram o projeto também são arquitetos e urbanistas, e isso é muito importante. Mas não é apenas o IAB que está envolvido nessa questão, o documento teve uma série de entidades que fazem parte do Fórum de Entidades Civis de Búzios, o Fecab’’.
Sobre a obra em si, a presidenta do IAB de Búzios defendeu que seja aplicado um modelo que não privilegie apenas o comércio, mas também o morador.
“Essas intervenções não podem levar em consideração somente a parte comercial, mas também o pedestre e o morador, que é o que dá vida àquela área’, defendeu.
No encontro, o prefeito ouviu o conceito da IAB em relação às modificações que estão sendo realizadas nas ruas para adquirir mais acessibilidade, como: uso de material, questões técnicas no uso das calçadas e nivelamento das ruas. Segundo a Prefeitura, as obras de rede de esgoto e drenagem já estão em fase avançada nos locais.
Entre os apontamentos recebidos, sobre o calçamento e o uso dos materiais adequados para não descaracterizar o Centro.
“É muito importante essa discussão saudável entre nossos arquitetos e a iniciativa privada para chegar num melhor resultado possível. Estamos abertos para ouvir as sugestões e colocar nossas ideias. Búzios precisa ter esse olhar para acessibilidade”, disse o prefeito.