Segundo o calendário quem recebe um valor de até um salário-mínimo já poderá receber a primeira parcela antes do final deste mês
O Governo Federal neste mês de maio inicia o pagamento da primeira parcela do 13° salário aos beneficiados. A primeira parcela será depositada no dia 25 de maio, iniciando por quem recebe apenas um salário-mínimo, de acordo com o número final do benefício sem levar em conta o dígito verificador. O calendário seguirá até o dia 8 de junho até que todos os beneficiados recebam a primeira e segunda parcela.
São 36 milhões de benefício, incluindo os assistenciais e as antecipações, a folha de pagamento de maio do INSS injetará na economia R$ 76,3 bilhões.
Já para quem recebe acima do piso nacional terão pagamento creditados entre 1° e 8 de maio.
Segundo a Lei, o direito ao 13° é para quem, durante todo ano, recebeu benefícios como previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Na hipótese de interrupção programada do benefício, prevista antes de 31 de dezembro de 2021, será pago o valor proporcional do abono anual ao beneficiário.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Débora Evelin