Começou nesta segunda-feira (7) a inscrição para a terceira turma do projeto Geração Aprendiz, que destina 50 vagas a jovens entre 15 e 17 anos. Os interessados têm até sexta, 11, para levar a documentação na sede da Secretaria de Assistência Social, na rua Raul Seixas, s/nº, em Jardim Campomar (ao lado do mercado Extra), das 8h30 às 16h. Para buscar uma vaga é necessário estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal. O edital foi publicado na edição nº 1584 do Jornal Oficial, de 7 de julho de 2023, disponível no site da Prefeitura.
Para concorrer a uma vaga, é preciso estar cursando, no mínimo, o 6º ano do Ensino Fundamental II na Rede Pública de Ensino (municipal ou estadual), residir no município de Rio das Ostras há, pelo menos, dois anos e ter idade entre 15 e 17 anos. Além disso, é necessário ter uma renda familiar per capita de até meio salário-mínimo.
A documentação necessária para a inscrição inclui declaração escolar, carteira de identidade ou Certidão de Nascimento, CPF, comprovante de residência atualizado, número do NIS do adolescente e ficha de inscrição. Também são exigidos documentos que atestem a renda familiar, como comprovante de pensão, aposentadoria ou benefício do INSS. No caso de desempregado, é necessário apresentar cópia da carteira de trabalho com registro da demissão ou folha de rescisão do contrato de trabalho.
A Comissão de Análise, Avaliação e Monitoramento da Secretaria de Assistência Social realizará a análise dos documentos apresentados entre 14 de agosto e 5 de setembro de 2023. A classificação geral dos candidatos será divulgada a partir de 6 de setembro de 2023 no site da Prefeitura e no Jornal Oficial do Município.
Os candidatos classificados receberão visitas domiciliares de avaliação dos técnicos da assistência social de Rio das Ostras, que serão realizadas entre os dias 14 de setembro e 13 de outubro de 2023. Aqueles que não fornecerem informações condizentes com as declaradas no ato da inscrição poderão ser desclassificados. Os 50 primeiros colocados serão convocados para ingresso no Projeto Geração Aprendiz, enquanto os demais formarão o cadastro de reserva e poderão ser convocados posteriormente, em caso de desistência.