Pular para o conteúdo
Search

Infestação de escorpiões segue preocupando moradores de Búzios

O aracnídeo é considerado o mais perigoso do país, sendo o maior causador de incidentes

Búzios vem sofrendo com a infestação de escorpiões há bastante tempo. Este ano, junto com o verão, veio o aumento da incidência do escorpião-amarelo (Tityus serrulatus) na região. Desde o começo de fevereiro, foram encontrados mais de 200 indivíduos, que foram levados pelo Instituto Vital Brazil (IVB) para pesquisa e extração do veneno.

Apesar do aumento contínuo do número de indivíduos encontrados no município, ainda não foram relatados acidentes envolvendo o animal este ano. A espécie, que é considerada a mais perigosa do Brasil, é típica do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Sua picada pode causar de sintomas leves, como dor, edema e vermelhidão a sintomas mais graves, como sudorese, queda de pressão, náuseas, vômito e dores abdominais.

Até o momento, as regiões com maior incidência seguem sendo os bairros do Centro, Ferradura, João Fernandes, São José e Rasa. Tem sido comum, também, encontrar estes animais nas areias da praia.

O que fazer em caso de acidente?

Procure imediatamente o hospital mais próximo. Se possível, leve o animal ou um registro para facilitar a identificação da espécie. Lavar a área da picada com água e sabão e manter o local voltado para cima são algumas recomendações para realizar nessa situação.

É importante lembrar que não se deve cortar, furar ou apertar o local da picada. Beba bastante água e procure auxílio médico.

Medidas preventivas para evitar o aparecimento do escorpião-amarelo

  • Manter os jardins e quintais limpos, evitando o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção próximos às habitações.
  • Evite o crescimento excessivo de vegetação densa, como plantas ornamentais, trepadeiras, arbustos e bananeiras, perto de paredes e muros, mantendo a grama sempre aparada. Faça a limpeza regular dos terrenos baldios vizinhos, especialmente numa faixa de um a dois metros ao redor das casas.
  • Antes de usar roupas e sapatos, sacuda-os bem, pois as aranhas podem se esconder neles e picar ao serem pressionadas contra o corpo. Combata a proliferação de insetos, o que ajuda a evitar o aparecimento das aranhas que se alimentam deles. Esteja atento à presença de aranhas em hortifrutigranjeiros.
  • Certifique-se de vedar todas as frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e as paredes para impedir que as aranhas circulem pela residência.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.