Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Inea resgata 93 animais silvestres em operação contra maus-tratos em Búzios

Ação conjunta com Ibama, MP-RJ e Polícia Federal flagrou más condições sanitárias e descumprimento de embargo em instituição já interditada
Fiscalização encontrou animais mortos, sujeira e risco de zoonoses em local que se apresentava como centro de resgate e educação ambiental / divulgação
Fiscalização encontrou animais mortos, sujeira e risco de zoonoses em local que se apresentava como centro de resgate e educação ambiental / divulgação

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou, nesta terça-feira (21/10), uma operação de combate a crimes contra a fauna em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos. A ação resultou no resgate de 93 animais silvestres, mantidos em condições insalubres em um espaço que se autointitulava um instituto de resgate e educação ambiental. O local, que já havia sido interditado em 2024, foi novamente autuado por maus-tratos, descumprimento de embargo e cativeiro ilegal.

A operação foi conduzida pelo Inea em conjunto com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ), o Ibama, a Polícia Federal e o Juizado da Infância e Juventude. Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, os agentes encontraram animais mortos, sujeira acumulada, falta de ventilação e higiene. As espécies, mantidas sem separação adequada, estavam expostas a risco de contaminação e transmissão de zoonoses.

Entre os animais apreendidos, estavam dois papagaios-chauá, espécie ameaçada de extinção. Todos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e ao Instituto BW, onde passam por avaliação veterinária e cuidados especializados.

O espaço é administrado por uma mulher que utilizava o nome e a imagem do filho de 13 anos para divulgar as atividades do local, que promovia visitas e ações educativas sem autorização dos órgãos competentes. Em 2024, o Inea já havia apreendido 38 animais no mesmo endereço, também por negligência e risco sanitário. Desta vez, o órgão voltou a autuar o empreendimento com base na Lei Estadual nº 3.467/2000, reforçando o embargo e determinando a responsabilização dos envolvidos.

O secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, afirmou que o Estado vai manter o rigor na fiscalização.

“É inaceitável que um espaço que se apresenta como protetor da natureza mantenha animais nessas condições. O Governo do Estado, por meio do Inea, vai continuar atuando com rigor para garantir o cumprimento da lei e o respeito à vida silvestre.”

Para evitar novos casos, o Inea emitiu ofício às prefeituras fluminenses, orientando que não encaminhem animais silvestres resgatados a locais sem registro oficial. As ações de fiscalização e combate ao tráfico de fauna seguem de forma contínua em parceria com órgãos federais e estaduais.

Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas ao Linha Verde, pelos telefones 0300 253 1177 (interior, custo local) ou 2253-1177 (capital), e também pelo aplicativo “Disque Denúncia Rio”, que garante anonimato e permite o envio de fotos e vídeos.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Arquitetando em Búzios reúne nomes que moldam a paisagem da cidade

TCE-RJ aponta irregularidades e recomenda rejeição das contas de 2024 de cinco prefeituras da Região dos Lagos; Búzios está na lista

Agência dos Correios de Rio das Ostras reabre em novo endereço no Jardim Mariléa

Abandono de quiosques no Praião leva à ação conjunta e audiência pública em Barra de São João

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]