No auge do verão ir à praia dar uma mergulho é algo natural. Porém é necessário ficar atento a qualidade da água das praias. Mesmo as mais frequentadas e famosas podem apresentar algum tipo de contaminação.
Para que a população fique sabendo disso, um levantamento feito pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) apontou praias impróprias para banho de várias cidades da Região dos Lagos e arredores. Os dados foram levantados na segunda quinzena de janeiro.
O referencial de localização do levantamento feito pelo Inea leva em consideração que o observador está de frente para o mar.
Em Rio das Ostras, das oito praias e 11 locais registrados pelo Inea, apenas as praias de Mar do Norte, Remanso, Areias Negras, Costazul e Tartaruga (na localidade em frente à Rua Jequitibá) estão próprias para banho. As praias do Centro, Joana, Cemitério e Tartaruga (em frente a Rua Figueira) não estão adequadas para mergulho.
Essas últimas são algumas das mais conhecidas e frequentadas praias da cidade. A balneabilidade da Lagoa de Iriry, conhecida como ‘Lagoa da Coca-Cola’ não foi testada. Nesse caso, o boletim informa que a amostragem do local não foi realizada.
Em Macaé, das oito praias do município apenas a dos Cavaleiros, Pecado e Campista (Em frente à Rua Robert F. Kennedy) estão adequadas para a frequentação. As praias do Barreto, Lagomar, Aeroporto, Barra, Forte, Imbetiba e Campista (Em frente à Avenida Atlântica n° 1622) estão impróprias.
A amostragem da Lagoa de Imboassica também não foi realizada, portanto não há informações sobre a qualidade da água.
Em Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu, ambas as praias, denominadas Praião e Prainha, são consideradas próprias para banho.
Em Unamar, distrito de Cabo Frio, todas praias estão adequadas para banho. As localidades analisadas são: Residencial Viva Mar, em frente a 2ª entrada do Condomíno Orla 500; Em frente à Avenida B (Espaço Cultural); e Em frente à Rua Tatuí – Hospital de Tamoios.
Em Cabo Frio, quase todas as praias analisadas pelo Inea são consideradas próprias para a frequentação de banhistas, sendo essas a praias do Forte, Passagem, Conchas, Peró, Palmeira e Foquete. A única considerada imprópria foi a praia do Siqueira.
Em São Pedro da Aldeia, as praias adequadas para frequentação são: Centro (Em frente ao trevo e ao Posto Ipiranga), Linda, Pitória, Sol, Sudoeste, Balneário e Ponta da Aldeia. Já as praias Porto d’Aldeia e Centro (Em frente à Praça Hermógemes Freire da Costa) são consideradas impróprias.
Todas as praias de Arraial do Cabo são consideradas próprias pelo Inea, portanto os banhistas podem frequentar as praias de Monte Alto, Pontal, Praia Grande, Prainha e Figueira com tranquilidade.
Já em Armação dos Búzios, a praia do Canto e Rasa (Em frente à Avenida José Bento Ribeiro Dantas) não devem ser frequentadas nesse período já o Inea as considera impróprias. As praias de Tucuns, Manguinhos, Geribá, Armação, Ossos, Azeda, João Fernandes, Brava, Forno, Ferradura, Tartaruga e Rasa (Em frente ao Kite Surfe) são próprias para frequentação de banhistas.
Além das análises feitas, o boletim do Inea também indica evitar o banho de mar nas primeiras horas após a ocorrência de chuvas e próximo a saída de galeria de águas pluviais ou canais de drenagem.
Procedimento das coletas
O monitoramento da balneabilidade é realizado por técnicos do Inea, que percorrem todo o litoral, coletando amostras na superfície da água nos locais de maior incidência de banhistas.
Depois de coletadas, as amostras são levadas para o laboratório do Inea para serem analisadas. Os dois parâmetros utilizados para avaliar a balneabilidade das praias são os coliformes termotolerantes e enterococos. Coliformes são grupos de bactérias indicadoras de contaminação e habitam o intestino de animais mamíferos, como o homem.
Com os resultados das análises, os dados são encaminhados para a Gerência de Avaliação da Qualidade da Água. A análise final da praia como própria ou imprópria para o banho será definida a partir dos resultados das avaliações das cinco últimas coletas, conforme a Resolução CONAMA 274/00. Além das coletas, a observação visual, tais como a presença de manchas, contribuem para compor a análise final daquele trecho de praia.
https://prensadebabel.com.br/index.php/2018/01/08/especialistas-escolhem-as-dez-melhores-praias-da-regiao-dos-lagos/