Search
Degradê com CSS

Indignemo-nos em Búzios: quem fecha escola, abre prisão

professora luisa passeata ensino medio

“Não foge quem se retira, respondeu D. Quixote. – Porque hás-de saber, Sancho, que a valentia que se não baseia na prudência chama-se temeridade.”

Por Luisa Barbosa

Luisa Barbosa é professora no Paulo Freire em Búzios

A reflexão de um dos maiores personagens literários da história ao seu fiel escudeiro, Sancho Pança, balizou a decisão de estudantes que ocuparam por treze dias o C.M. Paulo Freire para que a Prefeitura de Armação dos Búzios cumprisse a decisão judicial de reabrir as turmas e turnos fechados nesta escola e em outra, o INEFI, localizado em região popular. A desocupação, dada em 12 de março, foi realizada após promessa e documento jurídico garantindo a imediata reabertura das matrículas. Mas eis que o inesperado se dá diante de nossos olhos. A Prefeitura, não conformada com a derrota política e jurídica na sua intenção de fechar os colégios de ensino médio mantidos pelo Município, inicia uma batalha burocrática: “Matrículas só serão abertas quando turmas forem formadas” informam as Secretarias Escolares nos dias seguintes à desocupação. Mas como ter turmas formadas se as matrículas não estão abertas? Responda, Sancho: moinhos ou gigantes? Indignante.

Temos enfatizado o quanto a evasão escolar vem se tornando um problema de saúde e de segurança pública para o Brasil e, principalmente em Búzios, uma das cidades mais ricas do Estado. Dados apresentados pelo Ministério Público em 2016, em ação movida contra o Município, mostram que cerca de 61% dos alunos em idade escolar para cursar o Ensino Médio, estão fora da escola. Numa sala de aula, ao perguntar se alguém conhece um colega em idade escolar para cursar o Ensino Médio e que desistiu de estudar, o alcance é de 100%. Impossível não se indignar.

Ganhamos no campo jurídico, no campo político e também venceremos no campo burocrático, mas sem a alegria de vitória. Porque estamos perdendo a batalha e insistimos em continuar derrotados. A resposta à evasão escolar é o fechamento de escolas. É desejar que os que desistiram de estudar, não voltem para a escola. É desistir daqueles que ainda insistem em estudar, apesar do descaso. Indignados. Até quando?

Perdem os professores. Perdem, ainda mais, os estudantes. Perde toda uma cidade. Perde muito a geração de jovens do ano de 2018. Mas, cedo ou tarde, venceremos a batalha final.
O mar da história é agitado.
Indignemo-nos.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeitura de Búzios inicia vacinação contra gripe com foco em grupos prioritários

Caiçaras de Búzios visitam pontos turísticos e compartilham histórias com guias locais

Ferrugem é atração confirmada no Festival da Lula em Arraial do Cabo

Associção de moradores promove mutirão de limpeza com alunos da rede municipal na praia de Manguinhos em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!