Pular para o conteúdo
Search

Indignemo-nos em Búzios: quem fecha escola, abre prisão

“Não foge quem se retira, respondeu D. Quixote. – Porque hás-de saber, Sancho, que a valentia que se não baseia na prudência chama-se temeridade.”

Por Luisa Barbosa

Luisa Barbosa é professora no Paulo Freire em Búzios

A reflexão de um dos maiores personagens literários da história ao seu fiel escudeiro, Sancho Pança, balizou a decisão de estudantes que ocuparam por treze dias o C.M. Paulo Freire para que a Prefeitura de Armação dos Búzios cumprisse a decisão judicial de reabrir as turmas e turnos fechados nesta escola e em outra, o INEFI, localizado em região popular. A desocupação, dada em 12 de março, foi realizada após promessa e documento jurídico garantindo a imediata reabertura das matrículas. Mas eis que o inesperado se dá diante de nossos olhos. A Prefeitura, não conformada com a derrota política e jurídica na sua intenção de fechar os colégios de ensino médio mantidos pelo Município, inicia uma batalha burocrática: “Matrículas só serão abertas quando turmas forem formadas” informam as Secretarias Escolares nos dias seguintes à desocupação. Mas como ter turmas formadas se as matrículas não estão abertas? Responda, Sancho: moinhos ou gigantes? Indignante.

Temos enfatizado o quanto a evasão escolar vem se tornando um problema de saúde e de segurança pública para o Brasil e, principalmente em Búzios, uma das cidades mais ricas do Estado. Dados apresentados pelo Ministério Público em 2016, em ação movida contra o Município, mostram que cerca de 61% dos alunos em idade escolar para cursar o Ensino Médio, estão fora da escola. Numa sala de aula, ao perguntar se alguém conhece um colega em idade escolar para cursar o Ensino Médio e que desistiu de estudar, o alcance é de 100%. Impossível não se indignar.

Ganhamos no campo jurídico, no campo político e também venceremos no campo burocrático, mas sem a alegria de vitória. Porque estamos perdendo a batalha e insistimos em continuar derrotados. A resposta à evasão escolar é o fechamento de escolas. É desejar que os que desistiram de estudar, não voltem para a escola. É desistir daqueles que ainda insistem em estudar, apesar do descaso. Indignados. Até quando?

Perdem os professores. Perdem, ainda mais, os estudantes. Perde toda uma cidade. Perde muito a geração de jovens do ano de 2018. Mas, cedo ou tarde, venceremos a batalha final.
O mar da história é agitado.
Indignemo-nos.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.