Na noite desta quinta-feira (28), incêndios atingiram a Região dos Lagos. Os focos foram registrados nos municípios de Búzios, São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo. As equipes do Corpo de Bombeiros dessas cidades foram acionadas para combater as chamas. Como ventava bastante, dificultou a ação dos militares.
Em Búzios, as chamas tomaram a vegetação da Estrada de José Gonçalves, chegaram a atingir a calçada e a estrutura de um ponto de ônibus. Os bombeiros da cidade contaram com o apoio do quartel de Cabo Frio e o fogo foi controlado por volta das 22h. Já em Arraial do Cabo, o incidente foi no morro da Prainha, próximo ao novo Mirante Oscar Corrêa Pita Filho.
No município de São Pedro da Aldeia o incêndio foi no Porto da Aldeia, em um terreno bem próximo às casas, assustando o moradores. As chamas chegaram a ser apagadas, mas retomaram em seguida fazendo com que os agentes do Corpo de Bombeiros voltassem ao local para concluir o trabalho. Outro foco de incêndio foi identificado no município aldeense, desta vez em um hotel na Praia da Pitória, as chamas foram controladas e não houve feridos.
O efetivo dos quartéis de São Pedro da Aldeia, Búzios, Cabo Frio e Arraial foram acionados em horários semelhantes entre 18h15 e 19h30. As chamas foram controladas por volta das 22h e 23h. Não há vítimas.
As causas não foram identificadas, mas esse período de tempo seco é quando aumenta os focos de incêndios. De acordo com o técnico em Meio Ambiente, Daniel Lopes, o fogo em vegetação na região dos lagos é um problema antigo e pode ocorrer devido a diversas possibilidades como, por exemplo, a limpeza de um terreno, de forma proposital, as invasões para venda de área, queima de resíduos que se espalham desordenadamente, entre outros.