Pular para o conteúdo
Search

Incêndio na Serra das Emerências é controlado

Captura de tela do vídeo abaixo feito por um morador - reprodução

O incêndio que começou na noite deste domingo (16) na Serra das Emerências, no canto direito da praia de Tucuns, em Búzios, foi controlado. Segundo Evanildo, secretário de Meio Ambiente e biólogo, em entrevista por telefone à Prensa, as causas podem incluir tantas ações humanas quanto fatores naturais.

“O capim colonião seco e os ventos fortes dessa época tornam a área extremamente suscetível ao fogo. Embora a possibilidade de combustão espontânea por resíduos sólidos como vidros não possa ser descartada, também é possível que tenha sido provocado”, explicou Evanildo.

Além de Tucuns, também foram registrados mais dois incêndios, no mesmo período, Marina. Evanildo destacou que, geralmente, o fogo cessa quando o capim colonião se esgota, como ocorreu nesta situação. “Os locais atingidos são de difícil acesso, especialmente nas Emerências, e a maioria dessas áreas são privadas”, comentou.

A Guarda Ambiental e o Corpo de Bombeiros acompanharam o incidente, mas pouco puderam fazer devido às circunstâncias. “O incêndio acabou por si só, principalmente porque não havia vegetação nativa em volta, apenas o capim colonião que, uma vez queimado, faz o fogo parar”, afirmou.

Sobre a possibilidade de incêndio criminoso, o secretário afirmou que não há como confirmar, mas ressaltou a recorrência desses incêndios nesta época do ano, muitas vezes influenciados por fatores humanos. “Pedimos que as pessoas não descartem resíduos na natureza e evitem atear fogo com ventos fortes, pois até bitucas de cigarro e latas ou vidros que refletem o sol podem iniciar um incêndio”, alertou Evanildo.

Ele também mencionou planos de recuperação para a área afetada. “A ideia é implementar um programa para eliminar o capim colonião e sugerir a recuperação ambiental”, concluiu.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.