Os moradores da Praia da Ferradura, em Búzios, enfrentam as consequências do incêndio que ocorreu em 9 de dezembro, deixando uma vasta área devastada, especialmente no Parque Ambiental da região. Na época da ocorrência, a Associação de Moradores da Ferradura acionou o Corpo de Bombeiros para controlar as chamas.
As imagens recentes enviadas pelos moradores à Prensa revelam a extensão da destruição na área afetada. Até o momento, não foi possível determinar com precisão o tamanho total da região atingida.
O incêndio representou uma ameaça significativa à biodiversidade local e à beleza natural da Praia da Ferradura. Ainda de acordo com o morador, há muita preocupação com os impactos ambientais. O esforço conjunto da população, autoridades e órgãos ambientais é fundamental para restaurar a área afetada e proteger o ecossistema local.
Por meio de nota, a Prefeitura informou que está ciente do ocorrido e, diante disso, destaca que a área afetada se encontra dentro de uma Unidade de Conservação Estadual, o Parque Estadual Costa do Sol, sob a administração do governo do Estado, por meio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Disse ainda que, considerando que a competência sobre essa área específica é do órgão estadual, a Prefeitura está em contato em colaboração constante com as autoridades competentes para monitorar a situação e obter informações detalhadas sobre o tamanho da área devastada. As ações de contenção e recuperação são de responsabilidade do Inea.
Quanto à causa do incêndio, a Prefeitura aguarda informações adicionais por parte das autoridades estaduais responsáveis pela gestão da Unidade de Conservação.