Um incêndio atingiu a sala amarela da Unidade de Pronto Atendimento de Tamoios, em Cabo Frio, na madrugada desta quinta-feira, 20. O Corpo de Bombeiros foi acionado e o fogo contido.
Ninguém ficou ferido, mas o susto foi grande não só entre os pacientes, como também para os funcionários; A situação também trouxe à tona, mais uma vez, as constantes reclamações por parte dos moradores, com relação a estrutura da unidade.
De acordo com uma das pacientes, que aguardava atendimento na hora do ocorrido, a cena era de “filme de terror”.
“Ontem minha filha passando mal com dor no corpo e febre alta, tivemos que ir para a UPA. E em meio ao nervosismo começam a gritar para todos saírem correndo. Enfermeiros, médicos , técnicos, maqueiros, enfim, todos retirando os pacientes internados e levando para o estacionamento das ambulâncias. Em desabafo uma enfermeira chorava e falava: “Olha o estado da UPA! Como podemos trabalhar dignamente?'”, contou a paciente que disse que não consegue esquecer a cena.
Um outro morador da localidade questiona a falta de atenção com única unidade de emergência para atender todo o Distrito. “Ontem tivemos princípio de incêndio na UPA em Tamoios e pacientes ficaram em risco. A incompetência da Subprefeita Tamires que anunciou há algumas semanas que fazia consultoria na UPA mostrou que foi tudo jogo de cena. A saúde em Tamoios está um caos e estão colocando em risco a vida dos Tamoienses. Já alertamos diversas vezes que falta manutenção na UPA e pacientes já alertaram que tomaram choque dentro da UPA e nada foi feito”, frisou o morador.
O atendimento na unidade, que havia sido suspenso, voltou ao normal no início da tarde.
Suspeita de meningite na unidade – Como se não bastasse o incêndio na unidade, à população também está receosa com um caso de suspeita de meningite em um jovem, que está internado na unidade. O caso ainda não foi confirmado.
De acordo com informações, que chegaram até a nossa equipe, a direção da unidade está tentando uma transferência do paciente para outra unidade para que se possa ter certeza do caso, porém, não há ambulância disponível para a transferência, já que a unidade está com apenas uma ambulância para todos os atendimentos.