O incêndio que começou no domingo (9) no bairro Golfe, no limite de outros dois bairros, Praia Rasa e Marina, em Búzios, segue sendo combatido por equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Secretaria de Serviços Públicos. As chamas atingiram uma área descampada e se alastraram ao longo da madrugada. O Corpo de Bombeiros atuou diretamente no controle do fogo, enquanto a Defesa Civil coordenou o apoio logístico, isolando a área e monitorando os riscos para residências e condomínios próximos. A Secretaria de Serviços Públicos disponibilizou caminhões-pipas e reforços mecânicos para a operação.
- Visualize melhor o local no MAPA
Na segunda-feira (10), devido a uma mudança na direção do vento, novos focos de incêndio surgiram, chegando a atingir a cerca do terreno do Aretê, as margens da Avenida José Bento Ribeiro Dantas, mas as equipes continuaram a ação para evitar que o fogo se espalhasse novamente. De acordo com a Prefeitura, o incêndio pode ter sido iniciado por fogo colocado em um acúmulo de lixo e mato descartado irregularmente, embora o Corpo de Bombeiros ainda investigue a causa exata. Não há indícios de ação criminosa, mas fatores como guimbas de cigarro podem ter contribuído.
O local, uma área de vegetação rasteira que costuma ser alagada no período de chuva, está sem água devido à estiagem, o que favoreceu a propagação das chamas. O incêndio na região é recorrente nesta época do ano, e outras áreas de Búzios também estão em alerta. A rápida resposta das equipes foi decisiva para evitar danos maiores e proteger os moradores das proximidades.