Edifício fica na Índia. Instituto é o responsável pela produção de uma das vacinas aprovadas pela Anvisa para uso contra o Covid-19
Nesta quinta-feira (21), o prédio da empresa Serum, que está responsável pela produção de vacinas com tecnologia AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, foi atingido por um incêndio.
O edifício fica localizado em na Índia. De acordo com o jornal “Times of India”, cinco pessoas morreram durante o incêndio. O veículo também afirma que o estoque de vacinas e a indústria onde elas são produzidas estão seguros.
O diretor-executivo da empresa, Adar Poonawalla, afirmou que a unidade que pegou fogo produz vacinas para o rotavírus, e que a estimativa é de que a perda nessa linha de produção será de até 40% do volume de doses.
A vacina AstraZeneca/Oxford foi aprovada pela Anvisa, no último domingo (17), para uso emergencial no Brasil para imunização contra o Covid-19. Segundo revista científica “The Lancet” publicou, em dezembro, o imunizante possui eficácia média de 70,4%, com até 90% de eficácia no grupo que tomou a dose menor.
No Brasil, a produção da vacina Oxford-AstraZeneca está sendo desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). Com a provação da Anvisa, a Fundação fez o pedido emergencial de 2 milhões de vacinas prontas, que serão importadas do Instituto Serum.