Search
Degradê com CSS

Impasse entre Prefeitura e APAE mobiliza famílias em Búzios

Manifestação pede manutenção da sede da entidade; Prefeitura afirma que serviços serão assumidos pela Secretaria da Pessoa com Deficiência
TAC do MP obriga Prefeitura de Búzios a assumir serviços da APAE em 90 dias e ampliar atendimentos semestralmente agora / foto divulgação
TAC do MP obriga Prefeitura de Búzios a assumir serviços da APAE em 90 dias e ampliar atendimentos semestralmente agora / foto divulgação

A disputa pelo imóvel ocupado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) em Armação dos Búzios gerou protesto em frente à Prefeitura nesta segunda-feira (15). Famílias e assistidos se reuniram em ato pacífico para pedir a permanência da entidade no espaço, onde há anos são realizados atendimentos especializados para pessoas com deficiência.

A mobilização ocorreu após a emissão de uma ordem judicial de reintegração de posse, que pode resultar na desocupação imediata da sede da APAE, instalada em um terreno de cerca de 5 mil m². A direção da instituição alerta que dezenas de usuários e familiares podem ficar desassistidos caso a medida seja cumprida.

Em convocação nas redes sociais, a entidade reforçou o caráter pacífico do ato: “A APAE Búzios é a voz, o lar e a esperança de muitos. Não podemos deixar que ela se cale”.

Decisão da Prefeitura

O prefeito Alexandre Martins (REP) anunciou que o imóvel será destinado à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (PCD) para novos projetos de inclusão, como uma escola voltada ao público autista e o programa Beija-Flor. Segundo ele, a medida foi motivada por problemas administrativos da associação, que teria passado por cinco intervenções recentes.

Martins também criticou o uso do espaço em gestões anteriores, citando a instalação de uma academia no local como desvio da finalidade pública. O prefeito defende que a atual Secretaria já presta apoio a todos os PCDs do município com cerca de 600 professores auxiliares e moderadores em escolas da rede.

TAC garante continuidade dos serviços

Em nota oficial, a Prefeitura informou que a ação judicial (nº 0802390-59.2023.8.19.0078) foi movida após apontamentos do Ministério Público do Rio de Janeiro, que identificou descumprimento da função social por parte da APAE.

Para evitar desassistência, a administração municipal firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MP-RJ, que prevê a absorção e ampliação dos atendimentos pela Secretaria da PCD. O município afirma que os serviços oferecidos pela APAE serão mantidos, incluindo a inclusão de pessoas que estavam em lista de espera.

A Prefeitura reforçou ainda que a medida busca garantir transparência, responsabilidade e acesso ampliado às políticas públicas de inclusão.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Impasse entre Prefeitura e APAE mobiliza famílias em Búzios

Exposição inédita de Rembrandt chega ao Rio com 69 gravuras originais

Acusado de feminicídio da advogada Valessa Nascimento vai a júri popular em Búzios nesta sexta (19)

Juan Matias Olivero conquista título brasileiro de Wingfoil Race em Barra do Cunhaú

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!