A unidade encontra-se fechada há mais de dois anos
O Instituto Médico Legal (IML) de Cabo Frio voltou a ser pauta de discussões. Nessa sexta-feira (17), o secretário de Estado de Infraestrutura e Obras, Bruno Kazuhiro, realizou uma inspeção na unidade. A visita se deu após a ida do prefeito da cidade, Adriano Moreno (DEM) à capital, na última quarta (15), em que foi discutido uma vasta agenda para o município.
Adriano solicitou, mais uma vez, a reforma para reabertura do espaço, que está fechado há mais de dois anos. Além de Cabo Frio, a unidade ainda atende municípios como Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande.
Em 2019, o Prefeito já havia realizado uma vistoria para elencar as principais urgências da unidade para o retorno seguro das atividades. Após a inspeção, que foi realizada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, pela Comsercaf e em parceria com empresários locais, as demandas foram apresentadas ao governador do Estado, Wilson Witzel.
O secretário de Estado atendeu também a uma solicitação do deputado Mauro Bernardo que acompanhou a visita no instituto.
Com o IML de Cabo Frio fechado, as necropsias vinham sendo realizadas na unidade de Araruama, que também suspendeu as atividades a partir de maio deste ano. Desde então, os serviços são feitos no Posto Regional de Polícia Técnico-Científica (PRPTC) em Macaé e São Gonçalo, de acordo com a proximidade de cada ocorrência.
O IML é órgão público subordinado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e responsável pelas necropsias e laudos cadavéricos para polícias científicas.