O Grupo de Moradores do Loteamento Praias Rasas III protocolou no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) uma denúncia sobre a falta de iluminação pública na RJ-102, em um trecho de aproximadamente oito quilômetros entre o trevo de acesso a Búzios, nas proximidades da Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio, e o Cruzeiro da Rasa, já em Búzios.
Segundo os moradores, a representação é direcionada à Prefeitura de Cabo Frio e ao Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ), responsáveis pela manutenção do trecho onde estão instalados os postes que permanecem apagados. De acordo com o grupo, a escuridão tem sido associada ao aumento de registros de assaltos e episódios de violência na rodovia.
Os denunciantes afirmam que há impasse entre os órgãos públicos sobre a responsabilidade pela manutenção da iluminação. Enquanto a RJ-102 é o principal acesso a Búzios e beneficia diretamente o município, o trecho com lâmpadas apagadas está sob jurisdição de Cabo Frio, o que, segundo os moradores, tem gerado um “jogo de empurra” entre a prefeitura e o DER-RJ.
O Ministério Público deverá analisar a denúncia e avaliar a adoção de eventuais medidas para apurar a situação e garantir a manutenção da via. Até o momento, não houve posicionamento oficial dos órgãos citados sobre o teor da representação.


