No próximo sábado (22), o Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos (NEA-BC) realiza, em Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, o II Seminário de Saneamento Básico de Búzios, que terá como tema central “Saneamento e Saúde”. O evento é aberto à comunidade, no Hotel Pérola Búzios, no Centro, em frente ao Banco Bradesco.
A questão do saneamento básico ainda é um dos grandes problemas enfrentados pelo município. Seja pela ausência de serviço de esgotamento, pela constante falta de fornecimento de água em bairros fora da península ou ausência de coleta seletiva de resíduos sólidos, o saneamento em Búzios merece atenção por parte da população e do poder público.
O credenciamento para participação no seminário estará aberto a partir das 13h, no hall dos salões de eventos do Hotel Pérola Búzios. O evento terá início às 13h30, com a apresentação do trabalho do Grupo Gestor Local do NEA-BC. Em seguida, haverá apresentação lúdica sobre o tema e início da palestra do Engenheiro Sanitarista e Professor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV-Fiocruz), Dr. Alexandre Pessoa.
Os interessados em participar do encontro devem fazer sua inscrição o quanto antes, pois as vagas são limitadas. A participação e inscrição no evento são gratuitas e podem ser feitas pelo site.
Para participação de jovens com 16 e 17 anos, o modelo de autorização do responsável legal, também disponível no formulário, deve ser impresso, preenchido, assinado e entregue no momento do credenciamento do evento. Jovens abaixo de 16 anos poderão participar apenas com a presença do responsável legal. Já adultos acompanhados de criança de colo devem apresentar certidão de nascimento da criança na recepção.
Transporte
O NEA-BC irá disponibilizar um micro-ônibus que irá partir do bairro Rasa, passando por Cem Braças e Pórtico. Os interessados em mais informações e mais detalhadas sobre o evento e transporte podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (22) 99979-4373.
Projeto
O Projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo IBAMA. E é realizado em 13 municípios com projetos locais geridos conjuntamente com as lideranças comunitárias e jovens. O seu objetivo é contribuir com uma educação ambiental crítica, voltada para a participação cidadã. A execução do Projeto é realizada pela Associação NEA-BC, com sede em Campos dos Goytacazes.