Pular para o conteúdo
Search

Iguaba Grande renovará parceria para plantação de alho no município

Imagem: Divulgação

 Ao todo, 13 produtores locais de Iguaba vão receber cerca de 300 gramas de sementes de alhos para o plantio 

A Prefeitura Municipal de Iguaba Grande, através da Secretaria de Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, informou nesta sexta-feira (11) que renovará a parceria com o empresário Washington Bonz, para a plantação de alhos da espécie roxo nobre através do processo de “quebra de dormência”, um processo que que adianta o plantio em cerca de 4 meses. Segundo as informações, o projeto recebeu uma doação de cerca de 300 gramas de sementes de alhos a cada um dos 13 produtores locais que fazem parte do programa.  

Imagem: Reprodução

A ação é uma parceria do município com o empresário Washington Bonzi, iniciada em abril deste ano, e tem a intenção de construir uma unidade produtiva em Iguaba. Neste processo, a Prefeitura afirmou que o órgão ficou responsável por identificar os agricultores locais com o perfil mais adequado para este tipo de plantio e realizar o intermédio entre eles e o empresário. 

“Apesar de a nossa região não ter o histórico e tão pouco clima propício para este tipo de plantio, os agricultores tiveram bastante sucesso na primeira experiência, e um dos facilitadores foi o fato de as sementes do alho terem sido produzidas pela “quebra de dormência”, ou seja, ficaram em uma câmara frigorifica entre 30 e 60 dias com temperaturas que variam entre 2,5° e 5°. O plantio de uma semente comum produzida fora da “quebra de dormência” demora aproximadamente de 8 a 9 meses para ser colhida, enquanto neste processo o período vegetativo demora entre 4 e 5 meses”, explica as informações passadas pela Prefeitura.  

O Secretário de Agricultura, Vagnei Lessa, afirmou que a previsão para o ano de 2021 é de que os números aumentem ainda mais e a produção alcance 20 produtores. “Com essa parceria a gente tem tudo para fazer um grande projeto com planejamento ano que vem. A gente vai criar aqui o ciclo do alho, acredito que vá ser uma coisa muito boa”, disse.  

O órgão municipal informou que a previsão é de que o alho seja plantado na primeira quinzena de abril. A Prefeitura afirma ainda que a negociação prevista é de que o alho seja comprado pelo próprio empresário, que tem uma unidade de processamento no município, no bairro Arrastão das Pedras. “Neste processo, o agricultor tem a garantia de que sua mercadoria já terá um comprador certo”, diz o órgão.  

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.